Prefeito visita escola no Mandaqui

O 1,1 milhão de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino retornaram às aulas nesta quarta-feira (7). Para marcar a abertura oficial do ano letivo nas 1.296 escolas da Prefeitura, o prefeito Gilberto Kassab participou de evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Nilce Cruz Figueiredo, localizada no Lauzane Paulista. Reformada, a unidade foi uma das escolas de lata que teve a estrutura substituída por construção de alvenaria, desde fevereiro de 2006.
A visita do prefeito foi acompanhada pelo secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, e pelo novo subprefeito de Santana/Tucuruvi, Jose Roberto Piteri.
O ano letivo começa com novidades: mais de 70 escolas - quase 80 mil alunos - entram em regime de dois turnos diurnos, de cinco horas de aula/dia cada um. Até dezembro de 2008, o fim do terceiro turno diurno será regra para todos os alunos da rede municipal, de 1ª a 8ª série.
A Cidade de São Paulo tem a maior rede pública de ensino do Brasil. A extinção do turno intermediário e a ampliação das horas diárias de aula é uma reivindicação de mais de três décadas para extinguir o turno intermediário e ampliar as horas diárias de aula.
Kassab vistoriou pela manhã o novo prédio escolar, passou pelo laboratório de informática, cozinha e salas de aula. Conversou com os alunos, professores e funcionários municipais.
O prefeito comentou o início das aulas. “Está tudo transcorrendo sem problemas. A Prefeitura está cumprindo o seu papel. Estamos nos esforçando para que no decorrer deste ano possamos atingir grande parte das nossas metas, seja na qualidade de ensino e também na qualidade das instalações das nossas escolas”, afirmou o prefeito.
Ele acredita que, com as construções de novas escolas, CEUs e novas salas em escolas já existentes, a Prefeitura vai conseguir eliminar de vez o terceiro turno (das 11h às 15h) existente ainda em algumas unidades escolares. “Infelizmente, parte das crianças das escolas de lata foi realocada para escolas com terceiro turno. Nosso objetivo é acabar com o terceiro turno o mais rápido possível”, declarou Kassab.
Novos uniformes em março
Em 2007, 900 mil alunos da rede municipal receberão kits fechados e etiquetados, com nome do estudante e cinco itens do uniforme distribuído gratuitamente pela Prefeitura: duas camisetas, um par de tênis, um par de meias e um agasalho. Ao todo serão mais de 10 milhões de peças que compõem os uniformes das crianças. Pela segunda vez, os alunos vão receber pares de tênis. Foram adquiridos cerca de 900 mil pares para toda a rede de ensino. Em maio será distribuído um outro agasalho, para o Inverno.
Para se ter uma dimensão da operação, o volume de 1,8 milhão de camisetas corresponde à carga de três carretas. Em 2002, os uniformes foram entregues em julho. Em 2004, entre final de abril e maio. Em 2005 e 2006, em abril. E agora, em 2007, entre março e abril.
Os alunos também receberão kits escolares (pasta, cadernos, lápis, canetas, borracha, giz de cera, apontador, régua e esquadro) até o final de fevereiro. Será a primeira vez que esta entrega ocorre ainda no primeiro mês de aula.
70 escolas com dois turnos diurnos
Em 2006, existiam 307 EMEFs com três turnos diurnos, sendo 132.569 alunos no intermediário (das 11h às 15h). Em 2007, 70 destas escolas passam a funcionar exclusivamente em regime de dois turnos, beneficiando 79.476 estudantes. A Prefeitura pretende construir 22 CEUs, 70 novas escolas e 300 novas salas de aula.