Prefeito visita equipamentos em Santana

Na sexta-feira (29/12) o prefeito Gilberto Kassab inspecionou o andamento dos serviços e a qualidade dos trabalhos de equipamentos municipais da região de Santana. A visita foi acompanhada pela Secretária Municipal da Saúde Maria Aparecida Orsini de Carvalho Fernandes e pelo subprefeito de Santana/Tucuruvi Luiz Antonio Carvalho Pacheco.
Kassab aprovou as obras. "Dentro das nossas limitações orçamentárias, a meta é reformar e ampliar todas as unidades da cidade de São Paulo", afirmou. As unidades visitadas apresentavam problemas nas instalações elétricas, hidráulicas e telhados. Não tinham banheiros para deficientes e possuíam pisos inadequados. Com a reforma isso foi corrigido.
A visita do prefeito começou pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Lauzane. Nessa unidade foram realizadas reformas da instalação elétrica; substituição de pisos; vistoria do telhado; e instalação de piso intertravado (passeio livre) na área externa. As obras começaram em setembro deste ano e o prazo de conclusão é janeiro de 2007. A UBS, que também possui uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), realiza cerca de 9 mil atendimentos por mês.
A próxima unidade visitada foi a UBS Chora Menino, que recebeu serviços de pintura; adaptação de sanitários e construção de rampa de acesso para deficientes; revisão da rede elétrica; manutenção do telhado; substituição de janelas; sistema drenagem de águas pluviais e piso intertravado na área externa. A UBS realiza cerca de 11 mil atendimentos ao mês, entre consultas médicas e odontológicas, atendimento psicológico, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
A terceira visita ocorreu no Centro de Atenção Psico-social (Caps) Mandaqui. Nessa unidade de saúde mental, as reformas foram nas instalações elétricas; no telhado; serviços de pintura; e recuperação completa do refeitório e da cozinha, com a finalidade de proporcionar atividades de culinária aos pacientes. A unidade atende 150 pacientes.
O prefeito também foi ao Ambulatório de Especialidades do Tucuruvi. A unidade de saúde passa por obras de adaptação para o acesso de portadores de deficiência; pintura geral; ampliação do setor para entrega de medicamentos; construção de uma sala de raios-X odontológicos; reformas da iluminação externa e da rede elétrica; reparos nos sanitários e substituição dos telhados. A unidade tem capacidade para atender 6.960 pacientes, realizar 3.200 exames e aplicar 1.200 vacinas ao mês. Atende nas especialidades de acupuntura, cardiologia, clínica-geral, dermatologia, homeopatia, infectologia e neurologia.
A última visita foi ao Mercado Municipal do Tucuruvi, que passa por reforma do telhado, com a demolição do forro de PVC e a substituição total das telhas e das calhas. As obras incluem reforma geral das instalações elétricas, com substituição da fiação. Os serviços, que começaram em setembro de 2006, devem ser concluídos agora em janeiro de 2007.