Moradores de rua e crianças e adolescentes em situação de risco receberão tratamento dentário em Santana

O público-alvo do convênio - que deve vigorar até agosto de 2007 - serão as crianças e adolescentes em situação de risco e os adultos em situação de rua atendidos pelo Programa São Paulo Protege em toda a cidade

O prefeito de São Paulo participou, na manhã desta segunda-feira (17/07), da cerimônia de assinatura de termo de cooperação entre a Prefeitura - por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) - e a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), para tratamento odontológico e ações educativas/preventivas de saúde bucal a moradores de rua e a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Através dessa parceria, poderemos ampliar o número de atendimentos na área de saúde bucal com qualidade e eficiência”, destacou o prefeito. “E esperamos que a experiência desse convênio sirva como referência para ampliar essa parceria e estendê-la”, complementou.
O público-alvo do convênio - que deve vigorar até agosto de 2007 - serão as crianças e adolescentes em situação de risco e os adultos em situação de rua atendidos pelo Programa São Paulo Protege, nas Casas de Acolhida, nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRECAs), nos Abrigos porta de entrada para crianças de 0 a 6 anos, e nos abrigos especiais e albergues.
Uma vez por semana, profissionais ligados à Associação usarão uma unidade móvel para prestar atendimento individualizado (exames clínicos, aplicação de flúor, obturação, etc) para as crianças e adolescentes alvos do convênio. A parceria prevê 64 atendimentos desse tipo por mês.
As crianças e adolescentes também serão atendidas na APCD, por meio de pré-agendamento (20 vagas por mês), até o término do tratamento dos casos e, quinzenalmente, se dividirão em grupos de 10 para visita à sede da entidade, onde receberão orientações sobre cuidados com a saúde bucal através de palestras e escovação dentária supervisionada. A doação de kits com escova e creme dental também está prevista.
No caso dos adultos, a APCD colocará à disposição o seu pronto-socorro (localizado em frente a Praça Campo de Bagatelle, em Santana) para os usuários da rede de albergues e abrigos especiais da cidade que apresentem casos de gravidade bucal emergencial e que necessitem de próteses.
Para o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o atendimento gratuito e mais ágil para moradores em situação de rua representa uma oportunidade a mais para que essas pessoas possam mudar de vida. “Eles precisam trabalhar, e para trabalhar, precisam ter os seus dentes em ordem”, comenta o secretário.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social será responsável pelo encaminhamento de um cronograma para o atendimento quinzenal da Unidade Móvel nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente, nas Casas de Acolhida e Abrigo, pela entrega mensal de uma relação nominal das crianças e adolescentes para atendimento de urgência/emergência na APCD e pelo encaminhamento dos adultos para o pronto-socorro da associação.
Estiveram presentes na solenidade, na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras Andréa Matarazzo; o Secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Floriano Pesaro, o subprefeito de Santana/Tucuruvi Luiz Antonio Carvalho Pacheco; o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Sílvio Jorge Cecchetto; o ex-presidente da entidade, Raphael Baldacci; além dos vereadores Ricardo Montoro, Claudinho e Gilberto Natallini e dos deputados estaduais Celino Cardoso, Rosmary Correa (Delegada Rose) e Arnaldo Madeira.