Brasileiro ganha Campeonato Mundial de boxe juvenil

O título inédito foi conquistado pelo jovem paulista de apenas 18 anos

Aos 18 anos de idade David Lourenço da Costa é o primeiro brasileiro a conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Boxe Juvenil (AIBA World Boxing Championships) na categoria de até 69 kg. O campeonato, realizado entre os dias 23 de abril a 1º de maio em Baku capital do Azerbaijão, reuniu atletas de mais de 150 países.

Durante os dozes dias de disputa o paulista passou por cinco adversários: Spanos Kyriakos, do Chipre; Pazziyev Nursahat, do Turcomenistão; Gardzielik Dariusz, da Polônia; Christopher Neil Blaney, da Irlanda; e Denis Radovan, da Alemanha, até vencer o campeonato por 4 pontos a 2.

David começou a treinar aos oito anos, em casa, com seu pai que hoje é professor de boxe. Apesar do inicio da pratica com o pai, atualmente o atleta vê a família, que mora na cidade de Guarulhos, apenas nos finais de semana, já que de 2ª a 6ª feira sua casa está localizada no bairro de Santo Amaro, onde vive com cerca de 15 atletas em uma casa alugada pela Federação Brasileira de Boxe.

A rotina, segundo ele, é bem puxada: são quatro horas por dia de treinos, duas horas de manhã e mais duas a tarde, que acontecem no Clube Escola Joerg Bruder, em Santo Amaro. O atleta lembra ainda da infraestrutura precária de seu antigo clube. “Lá em Santo Andre tínhamos que correr na rua, aqui pelo menos a gente tem quadra para correr e os equipamentos são melhores” afirmou o campeão.

David afirma que o boxe é um esporte como outro qualquer, ao contrário do que as pessoas pensam, não é uma pratica perigosa: “o boxe é legal, não é briga como tudo mundo pensa” disse o jovem.