Subprefeitura doa material triturado de poda de árvores

Várias subprefeituras da zona sul e uma da zona leste já receberam o material para utilizá-lo como adubo em praças e parques nas suas regiões.

A Subprefeitura Santo Amaro tritura semanalmente uma média de 16 toneladas de galhos resultantes das podas e remoções de árvores, o material resultante é utilizado como adubo em praças e parques da região. Desde outubro do ano passado, quando a subprefeitura adquiriu a máquina de triturar galhos, já foram moídas aproximadamente 560 toneladas.

O material proveniente da poda é utilizado nas áreas verdes da região, e foi reconhecido como uma iniciativa positiva por outras subprefeituras da cidade e órgãos públicos interessados no produto, que solicitam constantemente a doação do adubo. 

Ao todo a subprefeitura doou 510 toneladas do adubo. O Viveiro Cotia (Cemucan) que produz as mudas de árvores que são plantadas em toda a cidade, solicitou 30 toneladas do substrato em dezembro do ano passado. A partir desta data a subprefeitura encaminhou mais 70 toneladas da compostagem ao viveiro. Já o Viveiro Manequinho Lopes, do Ibirapuera, recebeu 20 toneladas.

A subprefeitura de Parelheiros levou para sua região, em maio deste, 30 toneladas do adubo, Cidade Ademar solicitou 100 toneladas, e Vila Mariana 60. No entanto as interessadas não se restringem apenas à região sul. A subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa, localizada na zona leste da capital, solicitou 190 toneladas de adubo para serem utilizados em parques e praças da região. Apenas na região sob jurisdição da Subprefeitura Santo Amaro já foram utilizadas 50 toneladas na adubação de praças e parques.

O projeto, pioneiro na cidade, tem como um dos objetivos poupar os aterros sanitários, além de proporcionar maior produtividade das equipes de poda. A subprefeitura colocou em prática em outubro de 2008, o Programa de Aproveitamento de Madeira de Poda de Árvores, o projeto PAMPA, lei 14.723/08.