Fórum do Idoso discute as reivindicações da 3ª Idade

Grupos da região de Santo Amaro debatem com autoridades os principais problemas encontrados pela classe

No dia 16 de junho o subprefeito de Santo Amaro, Manoel Antônio da Silva Araújo, participou do Fórum do Idoso de Santo Amaro (FISA) que aconteceu no Campus II da Unisa, localizada na Rua Isabel Schmitd, 349. Vários representantes de fóruns de outras regiões, vereadores, além de entidades ligadas à 3ª idade, se reuniram para debater quais são as principais necessidades da classe.

Durante o encontro, estiveram presentes, além do subprefeito da região, o chefe de gabinete, Roberto Costa e vereadores, com o objetivo de acompanhar as ações colocadas em prática. O debate teve início após uma apresentação do Grupo Gaia Saúde e Vida, em que idosos recitaram e cantaram versos referentes ao Rio São Francisco, o “Velho Chico”.

Em seguida, os participantes da mesa fizeram uma breve apresentação dos projetos e propostas para a 3ª Idade, além da apresentação de um vídeo realizado por alunos da universidade, com depoimentos sobre as principais necessidades e expectativas deste grupo em Santo Amaro.

Entre as principais propostas solicitadas está a alteração do Grande Conselho Municipal do Idoso, além da criação de um fundo para que os conselheiros eleitos recebam uma verba. Na área esportiva eles pedem a criação de programas com atividades específicas, equipamentos de exercício em parques e praças entre outros. Na saúde pedem a capacitação de profissionais no atendimento aos idosos. Há ainda reivindicações nas áreas de assistência social, habitação, geração de emprego, e transportes.

Para eles a inclusão das pessoas deve estar em todos os meios, como nas calçadas, nos círculos sociais, entre outros. Para o subprefeito Manoel Antônio da Silva Araújo o idoso deve conviver também com as crianças e jovens. “O importante é adaptar os equipamentos para atender tanto aos idosos quanto aos jovens para não isolá-los da sociedade”. A integração entre todos também é defendida pelos idosos, que não querem se isolar e pedem projetos irtergeracionais e que atendam as suas necessidades.

Alguns projetos foram apresentados como o Bairro Amigo do Idoso, que tem um projeto piloto na Vila Mariana e logo deve chegar à região de Santo Amaro. O programa faz um mapeamento de todos os equipamentos específicos para idosos na área onde moram. Outro já implantado é a Academia do Idoso com a instalação de equipamentos para exercícios físicos específicos para idosos em parques e praças. Atualmente já foram implantadas em cerca de 20 praças e parques espalhados pela cidade.

A próxima reunião do FISA será no dia 18 de agosto também no campus II da Unisa, na Rua Isabel Schmidt, 349, das 9h às 12h.
  
Mais informações:
Elizabeth Fagnoni - 33966122