Cerca de 600 mulheres freqüentam o Centro de Cidadania da Mulher semanalmente

O Centro de Cidadania da Mulher (CCM) de Santo Amaro, localizado no centro do bairro, é um espaço desenvolvido para o bem estar da mulher. São diversas opções de cursos todos com o objetivo de promover a cidadania e de resgatar a auto-estima. Atualmente cerca de 600 mulheres freqüentam o espaço e participam nas atividades semanalmente.

O Projeto Interação Mulher desenvolvido desde a abertura do centro visa a estimulação e motivação da mulher, vitima de violência ou não, para que amplie seus conhecimentos e valorize seus direitos, através da compreensão de si mesma e do mundo.

São inúmeras atividades que acontecem sempre de segunda à sexta, das 9h às 17h, aberto a todas as mulheres maiores de 18 anos, que morem ou circulem pela região de Santo Amaro.
“O CCM trabalha com a mulher em vários aspectos, como por exemplo, na questão da cidadania, ensinando uma profissão para a geração de renda, o que resulta na autonomia da mulher, e na melhora da auto-estima em todos os sentidos”, explicou a coordenadora do CCM Ruth de M. Capestrani. São vários cursos de artesanato que tem como objetivo promover a independência financeira da mulher. Os mais procurados são tear, arte em cabaça, artesanato com pet e jardinagem.

Desde a implantação do centro as mulheres iniciavam os cursos sem ter o conhecimento real do aprendizado na prática. “Isso causou uma evasão então resolvemos implantar o curso Arte, Gênero e Cidadania”, informou Ruth.  Este curso dá a oportunidade para que as mulheres experimentem todas as oficinas antes de escolher uma delas. São ao todo seis encontros nos quais há apresentação das técnicas de artesanato, com garrafas pet ou o batik, por exemplo.

Eurides Wanderlei de Macedo de 65 anos frequenta as aulas de tear e já notou melhora na auto estima. “Estou fazendo uma coisa que eu nem sabia que existia, ainda mais com sacolas plásticas, um material que pode ser reciclado”, disse. No CCM há ainda ex alunas que tornaram-se professoras e hoje ensinam aquilo que aprenderam, como a  Giana Carla Teixeira Alves, 40 anos, professora de educação física que buscava uma proposta nova de trabalho que conseguiu no CCM. “Comecei como aluna de artesanato há dois anos e tive a sorte de ser contratada. Posso explorar a criatividade dessas mulheres com a iniciação no artesanato e com a consciência corporal.”

As mulheres também contam com assessoria jurídica e psicológica, além de técnicas de relaxamento, de defesa pessoal, com a prática do muay thai; danças; fisioterapia.

Confira abaixo todos os serviços oferecidos pelo CCM de Santo Amaro:
Oficinas e cursos gratuitos:
Curso Arte, Gênero e Cidadania
Batik em madeira
Arte em Cabaça
Artesanato em jornal
Costura reta para geração de renda
Costura - Consertos de Roupas
Artesanato com Pet
Cartonagem
Tear
Atendimento Jurídico (atendimento à violência doméstica, outros casos e mediação)
Atendimento Psicológico (fortalecendo a auto estima, senhoras do destino, desenvolvimento pessoal)
Fisioterapia - saúde da mulher
Bate papo de 5ª (palestras e oficinas com temas de interesse da mulher)
Biodança
Dança Vocacional
Dança do Ventre
Defesa Pessoal para mulheres
Relaxamento
Roda de Leitura
Jardinagem

Serviço:
Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro
Endereço: Rua Mário Lopes Leão, 240
Tel.: 5524-4782 / 5521-6626
Funcionamento: de segunda a sexta
Horário: das 9h às 17h