Subprefeitura retoma área utilizada como bolsão de comércio

A medida foi tomada com a revogação do decreto que criava o local, no centro de Santo Amaro

Uma área de aproximadamente 410 m² localizada na confluência entre as ruas Des. Bandeira de Mello e Barão de Duprat, conhecido como Largo da Cobra, no centro de Santo Amaro, está sendo reintegrada hoje, desde as 7h. O objetivo da Subprefeitura é implantar uma área verde no local.

Desde 2000 o local era ocupado por um bolsão de comércio ambulante, autorizado pelo decreto 39.864/2000, e revogado pelo 50.960/2009. Com isso, as 80 barracas de comercio popular instaladas no local darão lugar a uma praça. Originalmente, no mapa da cidade, o espaço aparece como uma área verde, e, com o decreto revogado a Subprefeitura implantará novos passeios e paisagismo com o plantio de: grama esmeralda, palmeiras, amendoim rasteiro e camarão amarelo. Os pontos de ônibus continuarão no local.

Todos os ambulantes foram avisados por meio de comunicado sobre a desocupação da área, entregue nos dias 22 e 23 de junho. Também foi oferecido, aos interessados, a oportunidade de cadastramento nos cursos oferecidos pelo Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).

A reintegração de posse conta com apoio de homens da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, CET, SPTrans, Eletropaulo, Sabesp, além de assistentes sociais (SMADS) e do Conselho Tutelar. Já a Subprefeitura encaminhou para a operação cinco caminhões e uma retroescavadeira. As barracas que ainda estavam no local foram retiradas e levadas para o depósito da Subprefeitura.

Para a realização da operação a área foi interditada pela CET a partir da meia noite de hoje e a SPTrans desviou as linhas de microônibus que circulam pelo local.