No escurinho do cinema

Prefeitura e Eletropaulo oferecem cinema grátis para moradores das comunidades Sonia Ribeiro, Comando e Levanta Saia.

Sexta feira (29/4) foi dia de cinema para os moradores das comunidades Sonia Ribeiro, Comando e Levanta Saia. O projeto Cine na Rua levou a essas comunidades a apresentação de dois filmes da Walt Disney Pictures e da Pixar. A iniciativa teve patrocínio da AES Eletropaulo e apoio da Subprefeitura Santo Amaro.

As sessões começaram às 18h30 com exibição do filme “Up – Altas Aventuras”, animação voltada ao público infantil, ganhadora dos Oscars de melhor animação e melhor trilha sonora, em 2010. Na seqüência, foi exibido o longa “Lenda do Tesouro Perdido – Livro dos Segredos”.

Nivaldo de Jesus Araujo, 43, aproveitou a noite agradável e foi com a família curtir um “cineminha ao luar”. Enquanto se divertia com as aventuras da telona, Araujo afirmava ser a primeira vez que via uma iniciativa como essa na comunidade. Segundo ele, a falta de lazer pode ser um dos fatores que leva muitos jovens a se enveredar por caminhos perigosos que, muitas vezes, lhes custam a própria vida. “Vi tantos amigos perderam a vida aqui”, lamentou. “Pena que esta iniciativa veio um pouco tarde para alguns. Mas sou otimista. Nunca é tarde para começar”, afirmou.

Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento. A maior parte do público era infantil. Munidas de potes de pipoca e refrigerantes, as crianças chegavam eufóricas, ocupando seus lugares na platéia. Quando as cadeiras plásticas estavam todas ocupadas, uma lona foi esticada no asfalto, aumentando o espaço para assento da criançada. No momento que o filme começou, a atenção era total. O silêncio só era interrompido pelas manifestações de risos, na medida em que as aventuras se desenrolavam na tela.

Previn – Programa de Prevenção a Incêndios em Assentamentos Precários

Com esse projeto, a AES Eletropaulo e a Subprefeitura Santo Amaro, além de oferecer oportunidade de lazer, também levaram noções de prevenção de incêndio a essas comunidades.

Como parte da campanha educativa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios em Assentamentos Precários – PREVIN, também foi apresentado, durante o intervalo das sessões, o filme institucional “Por um Fio”.

O filme mostra situações do cotidiano como alertas para prevenção de acidentes. São abordados exemplos de risco, como soltar pipa ou levantar construções perto dos fios de alta tensão, além dos famosos “gatos” que são os maiores causadores de acidentes nas comunidades.

As comunidades: Sonia Ribeiro, Comando e Levanta Saia foram diagnosticadas pelo corpo de bombeiros e pela prefeitura como de alta vulnerabilidade para ocorrência de incêndios e estão contempladas no PREVIN.