Casa de Cultura oferece roda de choro

A partir de 30 de julho, todo último sábado do mês terá roda de choro na Casa de Cultura Cora Coralina

Nosso choro é só alegria. Com esse slogan a Casa de Cultura Cora Coralina passa a oferecer uma nova opção de entretenimento para os amantes da boa música brasileira. É a Roda de Choro Neide Bastos, que traz apresentações de músicos da região e convidados. A idéia é trazer para os freqüentadores da casa esse gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro em 1870, além abrir mais um espaço para a música instrumental brasileira.

Batizada de Roda de Choro Neide Bastos, a iniciativa pretende homenagear essa artista santamarense, que faleceu em fevereiro de 2010, aos 70 anos, depois de uma vida inteiramente dedicada às artes. Além de artista plástica, Neide Bastos também tocava pandeiro, saxofone, maracá e foi uma grande incentivadora para a formação de grupos de choro, reunindo frequentemente grupo de músicos em sua residência.

Com estréia dia 30 de julho, a roda de choro deverá acontecer todo último sábado de cada mês, das 14 às 16 horas. Nesta primeira edição já têm presença confirmada os músicos:

Helinho - Bandolim
Giba - Violão
Amaro - Pandeiro
Zezinho - Percussão
Nelson Leonidas - Guitarra
Bartolo - Violão e voz
Amendoim - Sax
Zica – Timba

No repertório estão Noites Cariocas, Lamentos, Apanhei-te Cavaquinho, Carinhoso, Brasileirinho, Pedacinhos do Céu, Soluços, Flôr Amorosa e muito mais.

Um pouco da história do choro:

O chorinho, como é popularmente conhecido, foi formado pela fusão de ritmos europeus com ritmos afro-brasileiros. Difícil de ser executado, o choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Um dos principais colaboradores para a criação desse gênero musical foi Joaquim Calado, flautista carioca, criador da música que se tornou um dos marcos do choro: Flor Amorosa. Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolin e Waldir Azevedo foram outros consagrados artistas que também contribuíram para a criação e fixação desse gênero musical.

Serviço: Roda de Choro Neide Bastos
Quando: estréia dia 30 de julho, e passa a acontecer todo último sábado do mês, das 14 às 16 horas
Onde: Casa de Cultura Cora Coralina – Rua Sant’Anna, 201 – Vila São Pedro
Informações: Assessoria de Imprensa da Subprefeitura Santo Amaro – 3396-6103 / 6051-4176