Prefeito assina protocolo para a construção de praça em memória às vítimas do vôo TAM

Foi assinado no último dia 17/7, pelo prefeito de São Paulo e pela Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do vôo TAM JJ0354 (Afavitam), um protocolo de cooperação para a implantação da Praça Memorial 17 Julho. O espaço é uma homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido em 2007 quando um Airbus A320 se chocou com um prédio da TAM localizado ao lado do Aeroporto de Congonhas, Zona Sul.

O protocolo prevê a conjunção de esforços do município e da Afavitam para a implantação da Praça Memorial 17 de julho, além da sensibilização da população e das autoridades aeroportuárias para o aumento da segurança no setor aéreo. O projeto da praça preserva a única árvore que resistiu ao acidente e prevê um espelho d’água à sua volta onde os nomes das vítimas serão gravados na mureta que delimita este espaço. 199 pontos de luz, que serão acesos durante a noite, serão instalados no piso para simbolizar cada passageiro morto no acidente. A previsão para o início das obras é janeiro de 2012. A expectativa é que em 17 de julho do próximo ano a praça seja inaugurada.

Uma das responsabilidades previstas no protocolo é que Prefeitura e Afavitam reúnam esforços para que o Governo do Estado disponibilize área próxima ao Aeroporto de Congonhas para a implantação de curso técnico voltado para a área da aviação.

O terreno onde será construído o memorial fica localizado na rua Baronesa de Bela Vista, distrito de Campo Belo.