Santo Amaro realiza sua Pré-conferência de Políticas Públicas para Mulheres

Mais de 130 pessoas participaram do encontro que teve como slogan: “Políticas públicas para mulheres – mulher vista esta saia”

Aconteceu nesta terça feira, 02/8, das 9 às 15h30, a Pré-conferência de Políticas Públicas para Mulheres da região de Santo Amaro.

Organizada pela Coordenadoria da Mulher, por meio do CCM - Centro de Cidadania da Mulher, em conjunto com a Subprefeitura Santo Amaro e com representantes da sociedade civil, a pré-conferência contou com a participação de mais 130 pessoas.

Com o slogan “POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES – MULHER VISTA ESTA SAIA”, a pré-conferência abordou os seguintes temas:

1. Saúde no contexto social, econômico, político e cultural: Direito ao prazer
Palestrante - Ana Lucia Cavalcante - Médica ginecologista e obstetra; Sexóloga e Assistente Técnica da Coordenadoria da Mulher.


2. Violência contra a mulher – mecanismos de enfrentamento – Palestrante – Branca Paparetti - Psicóloga, com 18 anos de experiência frente à Casa Eliane de Gramon

3. Trabalho – Infraestrutura e capacitação para o mercado – panoramas e tendências - Raquel Fonseca - Advogada, com MBA; Diretora Administrativa Financeira da EduCriança.

4. Cidadania, Habitação e Controle Social - Felomena Elizete Fernandes -
Assistente Social com pós graduação em Gestão Ambiental

Após discussão em grupos, a plenária elegeu 3 propostas de cada tema que serão encaminhadas para a Coordenadoria da Mulher, na Secretaria Municipal de Participação e Parceria, que juntará às propostas das demais regiões da cidade para a formulação de diretrizes e políticas públicas para as mulheres, que serão apresentadas na 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Confira as propostas:

Saúde, no contexto social, econômico, político e cultural: direito ao prazer
1 – Implantar um serviço de atendimento à saúde sexual e reprodutiva com perspectiva de gênero “da adolescência à melhor idade”, na região de Santo Amaro.
2- Garantir, em todos os equipamentos da saúde da Prefeitura de São Paulo, acesso a todos os métodos contraceptivos, “laqueadura e vasectomia”.
3 – Garantir atendimento à saúde mental das mulheres em todas as unidades básicas de saúde com profissionais qualificados.

 

             Violência contra a mulher – mecanismos de enfrentamento
1 – Ampliar o número de Delegacias da Mulher equipadas e com atendimento multidisciplinar, com funcionamento 24 horas de segunda-feira a segunda-feira.
2 - Sensibilizar agentes e gestores públicos municipais, estaduais e federais sobre a violência doméstica. Criar um órgão fiscalizador dentro da Coordenadoria da Mulher, com protocolo de atendimento para todos os serviços da rede.
3 - Encaminhar para a Secretaria de Participação e Parceria / Coordenadoria da Mulher a negociação de cotas percentuais de emprego para mulheres em situação de violência, nas empresas que prestam serviços para a Prefeitura.

  

Trabalho – infraestrutura e capacitação para o mercado – panoramas e tendências
1 – Ampliar a informação para as mulheres sobre seus direitos no trabalho.
2 – Incrementar os programas de qualificação profissional, garantindo: colocação no mercado, acompanhamento técnico, mediação psico sócio cultural para garantir a autonomia da mulher.
3 – Inserir nas licitações artigo que facilite aos prestadores de serviços públicos adquirirem os produtos feitos artesanalmente por grupos associados de mulheres, como cooperativas e associações, entre outros.

 

Ecos da cidadania, habitação e controle social
1 – Institucionalizar programa de mutirão para a regularização dos conjuntos habitacionais e ocupações existentes visando o exercício da cidadania.
2 – Participação efetiva de representação feminina na Câmara Municipal intervindo diretamente no encaminhamento dos projetos e ocupando espaços institucionais no Legislativo Municipal.
3 – Fornecer informações e formação sobre o funcionamento dos Conselhos para que as mulheres exerçam suas representações nos Conselhos de Políticas Públicas.

Recomendações da Pré-Conferência de Santo Amaro:

  • Garantir a articulação intersetorial na discussão e resolução de situações / problemas locais, visando a sua agilização e resolutividade, ou seja, diferentes Secretarias responsáveis pela mesma situação, discutindo, propondo e viabilizando a ação conjuntamente.
  •  Criação de Centros de Cidadania da Mulher em cada Subprefeitura com orçamento e quadro de profissionais adequado à sua demanda