Subprefeitura Santo Amaro forma nova equipe de zeladores de praça

Treinamento consiste em capacitar zeladores para a realização de pequenos reparos, manutenção de pisos, limpeza de praça, etc.

A Subprefeitura Santo Amaro acaba de formar mais 19 zeladores de praça que irão repor as vagas dos antigos profissionais que tiveram seus contratos encerrados. Ao todo já são 89 zeladores cuidando de áreas verdes da região.

O trabalho desses zeladores consiste em promover pequenos reparos, manutenção de pisos, mobiliário, vegetação e limpeza das praças. Munidos de luvas, protetor solar com repelente, óculos de proteção, capa de chuva e uniforme, eles são distribuídos aos pares nas praças, possivelmente, mais próximas de suas residências.

A zeladora Maria Aparecida Mello, 39, é uma das novas contratadas. Desempregada há cerca de 6 meses, diz que a oportunidade chegou em ótima hora. “Além de estar empregada, vou sentir prazer em cuidar do meio ambiente e zelar por um espaço que pode ser utilizado por todos”, afirma.

O Programa

Implantado em 2008, o programa Zeladores de Praças é uma parceria entre as Secretarias de Coordenação de Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. O objetivo é aprimorar a manutenção das praças da cidade, bem como qualificar trabalhadores desempregados no ofício de jardineiro.

É focado em pessoas desempregadas com mais de 30 anos pertencentes a famílias de baixa renda, moradoras do entorno das praças e áreas verdes em que a ação acontece. Os aprovados no curso de capacitação podem ficar em atividade no projeto durante 23 meses após o curso, e durante sua permanência recebem outros cursos de capacitação na área de jardinagem/paisagismo.

Os zeladores recebem R$ 572,25 para o trabalho, além de um diploma de Capacitação em Jardinagem com foco em manutenção de praças.