Biblioteca Belmonte promove XI Encontro de Cordelistas

Encontro terá a presença do cordelista Pedro Monteiro, que contará sua trajetória e da importância do cordel no meio educacional

 A biblioteca Belmonte trabalha uma temática popular, voltada à cultura nordestina desde 2007. Desde então o local passou a ser referência quando o assunto é a tradição do nordeste na literatura, culinária e cultura em geral.

É trabalhando dessa maneira que a biblioteca desenvolve, desde 2010, o Encontro de Cordelistas. O evento reúne diversos escritores de cordel para discutir sobre suas obras, experiências e visões sobre essa obra literária tipicamente brasileira e nordestina.

O escritor Pedro Monteiro participará da décima primeira edição do evento, que acontece no dia 29 de setembro. Nascido no Piauí, Pedro veio com apenas 17 anos para São Paulo e desde então vive na capital, mas não deixa de lado sua raiz nordestina. Sua trajetória na literatura de cordel se iniciou recentemente. Em 2008, Pedro Monteiro, começou a escrever cordéis trabalhando na adaptação da história de Chicó, o Menino das Cem Mentiras.

O cordelista comparecerá à biblioteca Belmonte para discutir a questão da importância do cordel como ferramenta pedagógica, além de apresentar seu novo cordel “O Triunfo do Poeta no Reino do Cafundó”.

O cordelista faz parte do grupo “Caravana do Cordel” e, segundo Pedro, o grupo é: “um movimento escola, que vai além dos encontros festivos. O grupo tem como objetivo estimular o interesse do público em geral pela literatura de cordel e isso acontece através da presença de seus poetas com elementos formativos criando fóruns, seminários e encontros de formação; e a partir daí esses poetas reproduzem, através de oficinas, da sua atuação junto a escolas, universidades e associações, levando as salas de aulas esses elementos da literatura de cordel”.

A Biblioteca Belmonte de Cultura Popular fica localizada na rua Paulo Eiró, 525, em Santo Amaro. A programação completa pode ser conferida através do site da Prefeitura de São Paulo, na página de bibliotecas públicas, ou pelo telefone: 5687-0408.