Programação de novembro da Biblioteca Belmonte

Exposições: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

Visagens Visões Comuns, Visões Sublimes: Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.

Diálogos entre técnicas e gerações – Exposição da produção de xilogravura dos alunos da Belmonte:
Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas.

Contação de Histórias

Dia 11/11 – 6ª. Feira - das 11h às 11h – Pelos Séculos dos séculos: Era uma vez!: Valendo-se dessa data única em um século, a Biblioteca Belmonte reúne pela 4ª. Vez equipamentos públicos, conveniados e privados em um dia de contação de histórias em seus próprios espaços; o projeto contempla os mais variados públicos de diferentes faixas etárias, proporcionando a interação e a incursão ao imaginário que só a contação de história ao vivo consegue. Serão histórias lidas, cantadas, narradas e declamadas. Lendas, parábolas, fábulas, contos de fadas, cordel e causos estarão no repertório de contadores, educadores sociais, formandos de pedagogia, professores e voluntários. Integram o roteiro das 111 histórias: Bibliotecas, Escolas, Creches, Bancos, Centro de Cidadania de Mulheres, Asilos, Centro de Promoção Social, CEDECA, Subprefeitura, Casas de Cultura, Hospitais, Camelódromo, Piscinão, Universidades, UBSs e Praças. O cronograma e Roteiro das Contações estão disponíveis na Biblioteca Belmonte fones: 5687-0408 e 5691-0433, organização de Antonia Andréa de Sousa.

Teatro

Dia 05/11 – sábado – 11h – Poemas para Brincar – Cia As Graças - Ana e Juca são duas crianças que inventam uma maneira diferente de brincar: através do jogo de palavras, descobrem o universo da poesia. Poemas para Brincar funde o Teatro de Bonecos com a poesia de José Paulo Paes, transformando cada poema em uma grande jornada por um mundo de imaginação, sonho e alegria. Apresentado desde 1996, o espetáculo percorreu o país e recebeu os prêmios Mambembe, APCA e Coca-Cola.


Dia 18/11 – 6ª. feira – 14h - Doido:
O espetáculo “Doido” é o sétimo solo de Elias Andreato. A montagem é inspirada na obra de grandes filósofos, pensadores, poetas e dramaturgos. O monólogo fala de amor e arte mostrando ao espectador o que essa viagem apaixonante pode despertar no artista e no cidadão comum. O ator narra e vive personagens da dramaturgia universal. Para jovens e adultos. Duração 50 minutos.

Dia 19/11 – sábado – 11h – O Criador de Porcos: O grupo Trupe di Cinco, apresenta, a peça infantil A caixinha de música. Adaptado do conto O criador de porcos, de Hans Christian Andersen, o espetáculo tem direção de Paulo Bueno.Os personagens se revezam no palco para contar a história de um príncipe que tenta conquistar o coração da princesa, mas acaba se encantando por uma simples dama de companhia.

Show

Dia 04/11 – 6ª. Feira – 19h – Ceará em Sampa: Patrícia Alice, cantora, compositora e professora de música. Apresenta, em nosso auditório, uma releitura de canções e ritmos nacionais onde mostra sua influencia “cearísta” (Ceará+São Paulo). No repertório clássicos regionais, rock pop, e composições próprias. A eclética cearísta envolve o público com sua experiência em canto lírico e música erudita.

Dia 05/11 – sábado – 15h – Mostra de teatro e música vocacional da Belmonte: Apresentação artística dos vocacionados na Belmonte, para todas as idades, no Auditório Kiyomi Oba.

Dia 12/11 – sábado – 14h30 – Mostra regional de teatro regional de teatro vocacional na Belmonte: Encontro regional do Projeto Vocacional de Teatro da Biblioteca Belmonte e do Teatro Paulo Eiró. O Evento é aberto ao público. Na oportunidade serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelo projeto dos dois equipamentos no decorrer do ano. Ao final da mostra, o público é convidado a debater sobre as apresentações

Literatura

Dia 12/11, sábado, às 15h. Procuram-se Bibliófilos: Os leitores do livro A Menina que Roubava Livros e os interessados pelo tema são convidados para comentar e debater experiências e reflexões da leitura.

Dia 18/11, 6ª. Feira – 14h – Espaço Gourmet – Delícias da literatura oral: Tabuleiro da Baiana - Com Antonia Andrea Souza. A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto para uma interessante degustação literária; o cardápio traz: Entrada: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, Salada: salpicão de trava línguas servido com lascas de trovas, Prato Principal: Contação de causos recheados de cordel acompanhados de anedotas bem passadas, Sobremesa: Sorvete de advinhas com cobertura de charadas. Licorzinho: Cálice de ditos populares.

Dia 22/11 – 3ª.feira – 15h – O Escritor na biblioteca – Sérgio Vaz: Poeta e articulador cultural da periferia de São Paulo (SP), Sérgio Vaz é um escritor representante do movimento conhecido como literatura periférica, que trata do cotidiano da periferia das grandes cidades a partir da percepção de quem nela vive. Auto-denominado poeta vira-lata, Vaz escreve desde os 15 anos, e também é pioneiro na criação de saraus de literatura e poesia, como o Sarau da Cooperifa. Seus textos e seus projetos extravasam a periferia e ganham a aprovação dos meios acadêmicos e dos grandes veículos de comunicação

Dia 19/11 – sábado –das 10h às 16h: III Feira de Caruaru em Santo Amaro: O estacionamento da Biblioteca acolhe uma representação da Feira de Caruaru. Numa área de 150 m estarão expostos artesanatos das mais variadas técnicas, comidas típicas, literatura de cordel, ervas medicinais e aromáticas. Serão gente e coisas espalhadas na feira envoltas por um notável banho de sons, cores, burburinhos e entusiasmo! Tudo isto invocado e incentivado pelas apresentações da Caravana de Cordel, que traz emboladores, repentistas, xilogravuristas, contadores de causos, humoristas, cantores, cirandeiras, etc

Dia 23/11 – 4ª. Feira – 14h30 – No colo do livro, com livros ao colo: Com Antonia Andréa de Sousa (mediadora e contadora de histórias). Crianças de zero a 3 anos trazidas por pais, avós, tios e babás, são acolhidos na Sala de Contos, especialmente ambientada. Com as crianças no colo apresentam e manuseiam os livros de dobraduras, tecidos e plásticos. As mediadoras contam e lêem histórias de meiguice ao som de cantigas de ninar. – 10 vagas (duplas) inscrições pelo telefone

Dia 26/11, sábado, às 16h – Sarau Sertanejo: Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com a organizadora Paula Dundee. Apresentação de Guarani .

Cursos

Música Vocacional: Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Artista orientador Fábio Sardo. 5as. feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 as 16h30

Teatro Vocacional: Grupos de Estudos de Dramaturgia. 6as. feiras das 13h30 às 16h30 e Turma de Teatro, para pessoas a partir de 14 anos. Artista orientadora Marina Corazza. Sábados, das 12h45 às 15h45. (inscrições encerradas).


Visitas monitoradas – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.