Biblioteca Belmonte participa da comemoração dos 460 anos de Santo Amaro com Mostra de Jornais Santoamarenses

Integrando a programação dos 460 anos de Santo Amaro, a Biblioteca Belmonte oferece uma mostra inédita: exemplares raríssimos de jornais que circularam em Santo Amaro desde o final do século XIX até os atuais.

A Biblioteca Belmonte, temática em Cultura Popular, tem a grata satisfação de convidar você para o encerramento da programação oficial de aniversário dos 460 anos de Santo Amaro. Será nesta quarta feira, 18, com a Mostra “Extra! Extra! Jornais Santamarenses: do Município ao Bairro, do Manuscrito à Edição Eletrônica”. O evento já tem presenças confirmadas dos diretores e redatores da mídia impressa, revistas, redes sociais e sites que noticiam e divulgam Santo Amaro, além de parceiros, autoridades, personalidades históricas, instituições tradicionais, universidades, artistas e escritores da região.
 

A abertura da Mostra terá o seguinte roteiro:
• 10h o público será recepcionado no auditório Kyiomi Oba, pelo Jornaleiro (interpretado pelo ator Camilo Torres).
• 11h, no saguão da Biblioteca, ocorre a abertura da Mostra com destaque de capas da Gazeta de Santo Amaro; fotos de Tico, o fotógrafo que mais registrou Santo Amaro; jornais alemães de Santo Amaro Município; o primeiro exemplar do "Santo Amaro Journal", do final do Século XIX, com artigos espirituosos; o Jornal da Laborterápica; dentre outros.
• 11h30, já no estacionamento, o público canta parabéns a você, com participação especial dos cantores Ângelo Máximo e Jorge Melo, enquanto saboreia o bolo em forma de botina;
 

Serão disponibilizadas ao público citações de livros relacionados a Santo Amaro, dos autores Maria Helena Berardi, Edmundo Zenha, Leda Kraml, Isaura Camila Borges e Castro; artigos dos blogueiros Eliandro Veríssimo e Carlos Fatorelli; artigos de Alexandre Moreira; crônicas de Roberto Pavanelli, Maria do Carmo Nadaes Oliveira, Zezinho Campos, Maria do Carmo Pedroso, Sidney Dutra e Júlio Guerra. As citações estarão dispostas em uma botina amarela de 1m x 80 cm, esculpida em MDF por Algacir da Rocha Ferreira.
Ao final, sobem aos céus das terras de Cayubi 460 balões nas cores do brasão de Santo Amaro.
A Mostra segue até o dia 24 de janeiro.
A Biblioteca Pública Belmonte fica na Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro.