Dança e diversão marcam o dia do Índio na Casa de Cultura Santo Amaro

Alegria das crianças da Escola Lineu Prestes foi o diferencial do evento

Texto: Caio Bibiano

Na quinta-feira, 19 – Dia do Índio Brasileiro - houve uma homenagem na Casa de Cultura Santo Amaro e quem compareceu ao evento pode se divertir com a alegria e integração das crianças da Escola Lineu Prestes com os três índios Yanomami da tribo Kalapalo que foram à casa de cultura realizar uma palestra sobre a cultura indígena.

Os índios falaram sobre seus costumes, sua relação com a natureza e seus principais elementos – cada elemento da natureza (terra, água, fogo e ar) representa um deus. Além disso, os índios Kalapalo fizeram uma demonstração de suas principais danças para seus deuses.

As crianças foram convidadas a participar das danças indígenas e a partir daí a alegria e a descontração tomaram conta do salão principal da Casa de Cultura Sano Amaro. Uma roda foi criada e os sons emitidos pelo pajé eram repetidos pelas crianças, que corriam atrás do chefe da aldeia da tribo.

Ao final, houve um circuito de perguntas das crianças para os indígenas. Em sua maioria, as crianças tinham curiosidade em saber sobre as pinturas corporais e seu respectivo significado.

O evento fez parte da exposição ‘Salve a Amazônia’, com mais de cinqüenta obras da artista plástica Marilane Nicolau sobre a flora e a fauna da Floresta Amazônica.