Sesc Santo Amaro participa da 17ª edição do Dia do Desafio

Todas as 17 unidades da capital paulista terá programação especial

Texto: Caio Bibiano

Nesta quarta-feira (30) todas as unidades do SESC SP participarão da 17ª edição do Dia do Desafio. O evento mundial acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. No ano de 2011 o Dia do Desafio esteve presente em 22 países, 217 estados e mais de 4 mil cidades. Totalizando uma quantidade de mais de 60 milhões de participantes em todo o mundo.

O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento desde o ano 2000. Todo mundo pode participar do evento. Para os organizadores, a atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

O Sesc Santo Amaro também está incluso na programação do Dia do Desafio. As atividades variam de circuitos de equilíbrio - atividade que inclui slacklne, trapézio fixo, cama elástica, mini trampolim e circuito básico de ginástica geral em quadra - até atividades na piscina com o equilíbrio aquático, que conta com a vivência com caiaque que possibilita ao praticante experimentar o deslocamento a partir do equilíbrio do corpo na embarcação.

Para mais informações acesso o portal do Dia do Desafio: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/.

História

O Dia do Desafio iniciou no Canadá, no ano de 1983. Durante o inverno, época em que a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o então prefeito da cidade de Montreal, sugeriu que fosse feita uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia era que às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de suas casas e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo.

A iniciativa ocasionou, além da estimulação à realização de atividade física, a economia de energia. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha. As duas cidades realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.