Noite de Paulo Eiró agita o Paço Cultural Júlio Guerra

Evento comemora os 141 anos da morte do poeta santamarense

Texto: Caio Bibiano

Uma das grandes figuras de Santo Amaro, o poeta e escritor Paulo Eiró foi um dos responsáveis por colocar o bairro de Santo Amaro entre os principais polos de cultura da cidade de São Paulo. Por isso, até hoje é carinhosamente lembrado pelos moradores da região.

É a partir dessas lembranças que acontecerá, nesta quarta-feira (27), a partir das 19 horas, a "Noite de Paulo Eiró". O Paço Cultural Júlio Guerra receberá uma programação diversificada para comemorar duas datas importantes relacionadas à vida e à obra do poeta: os 141 anos de morte do escritor e os 158 anos da abertura do Teatro Paulo Eiró.

Para a abertura oficial do evento o jornalista Henrique Novak fará uma saudação ao poeta. Também haverá leitura de poesias pelo poeta Celso de Alencar, pelo ator e diretor Gustavo Guimarães e demais atores convidados.

Além disso, a "Noite de Paulo Eiró" terá a apresentação do documentário "Diga-me Paulo Eiró", com introdução do diretor do longa, Gustavo Guimarães. Haverá também exposição de livros, fotos, diversas publicações e trabalhos temáticos inspirados no escritor. As produções são de alunos da oficina das professoras Kalanit Goldman e Natalia Hyek.

Durante o encontro estarão presentes intelectuais e estudiosos da obra do poeta, artistas plásticos, músicos e cantores, professores e estudantes. Todos os participantes poderão prestar homenagem ao escritor. A declamação dos poemas será aberta ao público.

A entrada para a "Noite de Paulo Eiró" é gratuita e aberta a todos os públicos.