Programação de maio da Biblioteca Belmonte

TEATRO - INFANTIL

 


UM DIA COM A FAMÍLIA BURG – FAMÍLIA BURG

O espetáculo traz uma leitura do universo circense através de três palhaços: Gonçalves, Sepúlveda e Sobolha. De diversas formas o trio atrai a atenção do público com números clássicos e números da modalidade cômico-acrobática conhecida como “Dandis” – rara no circo nos dias atuais. 50 minutos. Livre. Dia 04/05, sábado, 11h.

 


AS AVENTURAS DE BAMBOLINA – PIA FRAUS

A peça conta a história e as trapalhadas e emoções (sim, por que não?) vividas por uma boneca de pano muito simpática, que passa por apuros desde quando é jogada fora por sua dona. Mas o espetáculo dá uma reviravolta na história e Bambolina passa a viver outros personagens, só de brincadeira - de cavaleiros a Branca de Neve! - com conteúdo poético e divertido. E é isso que pega a atenção, claro, além de uma particularidade do Pia Fraus: a manipulação de bonecos e cenários pelos atores vem acompanhada de pouquíssimas palavras. 50 minutos. Livre. Dia 18/05, sábado, 11h.

TEATRO


HISTORIAS DE OUVIR CONTAR.
Em Historias de Ouvir Contar, o Prof. Robson Santos convida os espectadores a participarem de uma viagem pelo mundo dos contos de encantamento, fábulas e demais fantasias coletadas em pesquisas bibliográficas e de campo com contadores de historias tradicionais. Durante o espetáculo o boneco Bastião faz suas trapalhadas colocando pitadas de humor em conjunto com trava-linguas, parlendas, advinhas e cantigas de nosso folclore. Dia 16/05, 5ª.-feira, às 19h30 e dia 25/05, sábado, às 11h.


SHOW

 


SARAU SERTANEJO
– Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani. Dia 25/05, sábado, às 15h.

 


LITERATURA

 

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa.Dia 24/05, sexta-feira, às 14h30


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com os contadores. Com Antonia Andréa de Sousa e Maria Luiza Rocha. Dia 08/05, quarta-feira, às 14h30.

 

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Participação de integrantes do Projeto Conta Comigo - UNIItalo. Dias 15/05, quarta-feira, às 10h30 e 14h30.

 

 

PALESTRAS


A HORA E A VEZ DO VESTIBULAR
- Em seu 7º ano, o projeto “A Hora e a Vez do Vestibular” abre as portas das Bibliotecas Públicas e do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso para os interessados em analisar e discutir, junto a professores de literatura, as nove obras que são exigidas nos principais vestibulares de São Paulo. Sextas-feiras, às 14h. Com o Prof. Fernando Martins Lara.

03/05, 14h – Memórias Póstumas de Brás Cubas

10/05, 14h – O Cortiço

17/05, 14h – A Cidade e as Serras

24/05, 14h – Vidas Secas


ENCONTROS COM OS RESISTENTES - Encontro conduzido, dentro da programação A Luta é Contínua, por Maurice Politi , Administrador de empresas, diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política e do Fórum de ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo. Trabalhou por dois anos (2010/2011) na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da Republica, coordenando o projeto "Direito à Memória e à Verdade". Foi militante da organização ALN (Ação Libertadora Nacional) e nesta condição foi preso político entre os anos de 1970 e 1974. Serão apresentadas narrativas de memórias individuais dentro do contexto político do período, e discutido o que esses fatos têm a ver com o Brasil em que vivemos hoje. Dia 21/05, 3ª.feira – 19h

 

 

OFICINAS E CURSOS


SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS
- Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Nesta edição: Histórias em versos. Com Andréa de Sousa, Comunicóloga e Contadora de Historias. Público alvo: Contadores de Historias, Professores, Palestrantes e os que militam na área de comunicação. Inscrições pelo telefone 5687-0408. Dia 11/05, sábado, das 11h às 13h.


MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientador Rodolfo Valente. Todas as 5as. Feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.


TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com a Artista Orientadora Vânia Terra. Segundas-feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 13h às 16h – Inscrições na Biblioteca.

 

OFICINA DE XILOGRAVURA - Oficina voltada para todos os interessados em xilogravura, manifestação artística comum no Nordeste e estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo,autor de diversos folhetos e capas de livros e também expositor. A oficina terá aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos. às 4ªs. feiras das 15 às 18h. Inscrições na Bilblioteca.

 

 

EXPOSIÇÕES PERMANENTES


de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.


VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES:
Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.


DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artistas Valter Eduardo e Ezequiel. Sala de Oficinas.

 

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.


BIBLIOTECA BELMONTE

Rua Paulo Eiró, 545 - junto à Pça Floriano Peixoto
Santo Amaro - SP - SP - F. 5687-0408
email: bmbelmonte@yahoo.com.br, bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br