População participa da Revisão do PDE em Santo Amaro

Entidades representativas e moradores locais participaram ativamente da revisão

No último sábado (22), aconteceu a oficina da Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE) em Santo Amaro. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro realizado na Faculdade UniÍtalo, localizada em Santo Amaro, entre elas, representantes de entidades, empresários, lideranças e moradores da região. Os participantes participaram ativamente da audiência, expondo e sugerindo medidas para melhorar a região.

A oficina começou às 8 horas com o credenciamento dos participantes, logo após o Subprefeito de Santo Amaro e acompanhado pelo chefe de gabinete abriram a audiência pública. O diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) apresentou as diretrizes e a programação dos trabalhos.

As atividades foram divididas em plenária de abertura com exposição de slides ao público, em seguida, a formação de oficinas de grupos que ocuparam 4 salas com apresentação e defesa de propostas, onde foram sugeridos 12 objetivos com 4 temas para debates. Dentre as principais demandas destacadas pelos munícipes, o sistema de Transporte foi destacado como o maior problema da região.

O Subprefeito de Santo Amaro, acredita que “a tendência é que tudo que foi citado durante as oficinas, como transporte, reciclagem de resíduos, habitação e uso e ocupação do solo, sejam inclusos dentro do PDE e que no futuro possamos fazer um plano diretor regional, direcionado sobre o que conseguimos incluir no plano estratégico de Santo Amaro”, explicou.

O Diretor de Desenvolvimento da São Paulo Urbanismo, explica que o Plano Diretor busca ouvir as pessoas, receber propostas e tentar minimizar o impacto dos efeitos pendulares. “O cidadão sai pela manhã de casa, atravessa toda a cidade, trabalha e retorna à tarde para seu lar. Esse movimento lembra um pêndulo que vai e vem”, exemplifica, a resposta não está somente na melhoria do transporte coletivo, mas aproximar em as distâncias entre a oportunidade de trabalho e habitação.

Santo Amaro é um bairro pitoresco de São Paulo, pois até 1935 era um município autônomo que foi incorporado à cidade de São Paulo. O bairro continua passando por transformações. “O desafio é permitir que essas modificações aconteçam respeitando seus aspectos culturais, pois toda essa discussão é muito saudável e democrática para uma boa revisão do Plano Diretor.

A Revisão Participativa do Plano Diretor Estratégico encontra-se em sua 2ª etapa, cujo objetivo é levantar propostas e contribuições em oficinas realizadas nas 31 subprefeituras. Além disso, os munícipes que não puderam comparecer à audiência, também poderão participar até o dia 27 de junho, enviando suas sugestões por meio de um canal eletrônico criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Para tanto, basta acessar o site: www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br.