Prefeitura chama empreiteiras para empregar moradores de rua

O prefeito se reuniu com representantes de 16 empresas, entre empreiteiras e grandes companhias de outros setores. Objetivo é formalizar acordo para que pessoas em situação de rua que fazem cursos técnicos no Senai, por meio de parceria com a Prefeitura, tenham a possibilidade de ter emprego garantido após a formação

A Prefeitura de São Paulo firmará acordo com a iniciativa privada, principalmente empreiteiras e grandes empresas de outros setores, para empregar pessoas em situação de Rua da Capital que se formarão em cursos técnicos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). A parceria entre a Prefeitura e o Senai, iniciada na atual gestão, prevê a capacitação de 2 mil pessoas em diversos cursos, como eletricista, almoxarife e mecânico até março de 2014.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pelo prefeito, em reunião com empresários que detém contratos de obras e serviços públicos, além dos secretários da Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, e de Direitos Humanos, Rogério Sotilli. A apresentação do projeto foi bem recebido pelos empresários.

Segundo o prefeito, o emprego fecharia o ciclo de atendimento às pessoas em situação de rua que, além do acolhimento e a formação técnica já oferecidos, teriam um caminho para seguirem sozinhos.

A formulação do pacto para formalizar o projeto ainda será feito pelas secretarias, juntos aos departamentos de Recursos Humanos das empresas, que se propuseram a apresentar as demandas de mão de obras e tentar absorver as pessoas em situação de rua.

Empresas

Participaram da reunião as seguintes empresas: Consórcio Soma – Soluções e Meio Ambiente, Inova Gestão de Serviços Urbanos, Interativa Service, Guima Conseco Construção, Serviços e Comercial, Alusa Engenharia, Ecourbis Ambiental, Construtora Queiroz Galvão, Telefônica Brasil, Construtora OAS, Odebrecht, Camargo Correa, Fremix Engenharia e Comércio, CR Almeida, Logística Ambiental de São Paulo – LOGA, Eletropaulo, SP Soebe Construção e Pavimentação.