Minuta do plano diretor estratégico é apresentada à população

Evento aconteceu no SENAC e contou com a participação de seis subprefeituras

Em 31 de agosto de 2013 reuniram-se, no Centro de Convenções do Senac de Santo Amaro, os subprefeitos de Capela do Socorro, Parelheiros, Cidade Ademar, Campo Limpo, M’Boi Mirim e o chefe de gabinete da Subprefeitura de Santo Amaro para apresentação da minuta do Plano Diretor Estratégico que será enviado, após o encerramento das discussões, à Câmara Municipal de Vereadores de São Paulo.

Cerca de 100 pessoas compareceram ao evento organizado pelas subprefeituras, pela Secretaria de Planejamento e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Inicialmente os subprefeitos fizeram uma saudação, lembrando a importância da participação da sociedade civil nesse momento importante que é a discussão da organização dos espaços na nossa cidade e a revisão do Plano que está em vigor desde 2002.

Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Daniel Montandon, recapitulou o processo de discussão do plano diretor. Relembrou as etapas de avaliações temáticas, os diálogos com os segmentos, as atividades participativas e as conferências realizadas na cidade, que possibilitaram identificar os objetivos centrais do plano.

As propostas colhidas nas diversas oficinas, realizadas nas subprefeituras, foram sistematizadas pela equipe de SMDU e partir daí foi elaborada a proposta da minuta apresentada à população.

O plano diretor foi então dividido em seis importantes capítulos com três estratégias chaves que vão organizar a estrutura territorial: estruturação metropolitana, redução da vulnerabilidade e otimização dos eixos de transporte coletivo. Os capítulos foram divididos da seguinte forma:
1. Objetivos que regem o plano diretor;
2. Da ordenação territorial;
3. Da estruturação dos sistemas urbanos e ambientais;
4. Das ações prioritárias nos sistemas urbanos e ambientais;
5. Da gestão democrática e do sistema municipal do planejamento urbano;
6. Das disposições finais e transitórias;

Após explanação sobre cada capítulo, a comunidade fez importantes considerações, questionamentos e contribuições que serão mais uma vez sistematizadas pela equipe de SMDU.

Esta foi a quarta e última etapa realizada pela Prefeitura que teve por objetivo fazer a devolutiva em relação às propostas e contribuições levantadas e discutir a minuta do Projeto de Lei tanto em atividades públicas quanto através do canal eletrônico.

Ainda é possível fazer contribuições online diretamente no texto, acessando o site: www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br.