Subprefeitura Santo Amaro realiza 2º #PapoRetoSP

Um dois maiores pedidos dos participantes foi a inclusão de oficinas de Break, Grafite e Hip Hop em Centros Culturais e CEUs

O 2° #PapoReto da região aconteceu no CDC Maria Felizarda da Silva, mais conhecido como Grêmio Esportivo do Campo Grande localizado no distrito do Campo Grande. Apesar da presença de poucos jovens (aproximadamente 20 moradores participaram do debate), houve muito interesse da parte desses em discutir os problemas que envolvem essa faixa etária que mora na região, fazendo valer a quantidade de trabalho que se terá daqui pra frente.

Com isso, a ideia do #PapoRetoSP é abrir um espaço para que os jovens se manifestem e expressem seus desejos e ideias de melhoria para sua comunidade. Porém, difícil, talvez, seja o trabalho que dará em convencê-los a usar esse espaço de maneira adequada, explicando que suas demandas podem e devem ser reivindicadas e que suas vozes precisam ser ouvidas pelas autoridades responsáveis.

Assim, apesar de não ter a adesão esperada o 2° Papo Reto realizado pela subprefeitura de Santo Amaro foi produtivo e fundamental para traçar novas estratégias, para que assim os resultados começem a ganhar forma graças a algumas demandas feitas pela região de Campo Grande e Santo Amaro. Estiveram presentes no debate, alunos da EMEF Laerte Ramos de Carvalho, representantes do GAIA (Grupo de Assistência ao Idoso à Infância e à Adolescência) e representantes da Cultura Hip Hop.

E uma das principais causas levantadas pelos participantes foi a falta de pistas de skate na região, que conta apenas com a pista do Piscinão Água Espraiada a qual sofrerá intervenção por causa das obras da Linha 17 – Ouro, do Metrô. Outros pedidos também foram feitos e entre eles está a criação de oficinas de Break, Grafite e Hip Hop em Centros Culturais e CÉUS, além de investimentos e apoio em projetos culturais como o “Rua a Dentro” projeto de Hip Hop realizado no Paço Cultural Júlio Guerra desde 2011 que propõe a realização de oficinas e eventos gratuitos e abertos ao público, e por fim a inclusão de programação para o público jovem nas Casas de Cultura da região.

O diálogo também foi rico de informações sobre a cultura Hip Hop e as apresentações de RAS MC, B.Boy KBLO, DJ Pulga, MC Leandro Galvão, MC Preto, DJ A, MC TH e MC Andinho fecharam o evento.