Dia das Tradições de Santo Amaro

Dia 13 de agosto uma intensa e diversificada programação marcou o dia das Tradições de Santo Amaro.

 Dia 13 de agosto uma intensa e diversificada programação marcou o dia das Tradições de Santo Amaro. Começou bem cedo com um concorrido café da manhã no auditório da Subprefeitura de Sto. Amaro.

O café reuniu imprensa, personalidades históricas e formadores de opinião em segmentos variados. No café em uma disputada coletiva, jornalistas entrevistaram o vereador autor da Lei 15.871/3. O surgimento do bairro e suas tradições foram apresentados pela Supervisão de Cultura, com Antonia Andréa de Sousa e pelo Presidente do Centro das Tradições de Santo Amaro, Alexandre Moreira Neto.

 

Desde cedo um clima de agitada alegria, enchia o coração do Eixo-histórico do bairro- Rua Capitão Tiago Luz e Praça Floriano Peixoto-. Palcos montados no calçadão e na Praça já denunciavam o que estava por vir: um espetáculo de cidadania criativa!

A Banda da GCM e o Coral performatico Raquel Peluzo abriram as festividades no auditório da Subprefeitura.

Um desfile didático cultural reuniu Clubes de Serviço, como Rotary Club Ponte Estaiada e Santo Amaro, Loja Maçônica Equilíbrio e Fé, Associações de Artesãos, Ongs como o Grupo GAIA (Grupo de Assistência ao Idoso e ao Adolescente), Grupo de Idosos “Caminho Livre”, Fórum do Idoso de Santo Amaro, Comunidade SHALOM que reúne jovens católicos, Banda Marcial da EMEF Marina Rodrigues da DRE Santo Amaro e as Casas de Cultura Cora Coralina, Paço Cultural Júlio Guerra e Manoel Mendonça, Alunos da EMEF Carlos Rizzini.

Após o desfile, uma eclética programação de palco que valorizava as tradições do bairro, que é mais antigo que a cidade de São Paulo empolgou o público que mesmo sob chuva e frio não arredou pé da praça. Uma performance instigante juntou a cultura árabe e a nordestina; foi o VENTRE E REPENTE com os conceituados artistas Jorge Mello e Angélica Rovida. A emoção aflou em todos ao ouvir a soprano Andréa Bien cantar clássicos alemães, espanhóis, italianos, ingleses em referência as colônias que integraram e integram a história de Santo Amaro. A comunidade Shalom arrebatou a ternura e a reflexão dos presentes com um pocket show do musical Francis. Não poderia faltar o balanço do forró pé de serra apresentado em grande estilo por Escurinho do Acordeon e sua gente.

 

A criação da Lei inspirou uma semana de programação:


SANTO AMARO – DO MUNICÍPIO AO BAIRRO – Exposição de fotografias do acervo da Biblioteca Belmonte – Temática Cultura Popular. Pela 1ª vez a Praça de Atendimento da Subprefeitura acolhe uma exposição. Se inicialmente a exposição em meio a praça sugere estranheza, logo em seguida provoca curiosidade e promove informação . A exposição vai até dia 27 de agosto e pode ser vista das 8 às 18h de 2ª a 6ª. Praça Floriano Peixoto, 54 – térreo- Telefone: 3396 6123.

SANTO AMARO, COMO TE QUERO! Personalidades reúnem-se na “Sala da Corte” do Paço Cultural Júlio Guerra, com mediação do filósofo Thiago Bronzoni, da linhagem do Cap. Thiago Luz. Um rico encontro onde memórias afetivas e laços efetivos com a terra dos “Botinas Amarelas” darão o tom da conversa. Pça. Floriano Peixoto,134. 5523 6435 – Dia 21, às 14:30.

III CAMINHADA CULTURAL DE SANTO AMARO – Pela revitalização do Eixo-Histórico Cultural de Sto. Amaro. Organizada pela Rede Santo Amaro e co-realizada pela Subprefeitura de Santo Amaro. Dia 17, das 9 às 10:30.

XX EDIÇÃO do Troféu Botina Amarela (O título de cidadão Santamarense) no CETRASA (Centro das Tradições de Santo Amaro). Av. Alceu Maynard, 54. Dia 21, às 19h.

 

Antonia Soares André de Sousa
Supervisão de Cultura - Subprefeitura Santo Amaro
“A Cultura em ação é o horizonte sendo ampliado”
tel: (11)3396-6181 cel: (11)96051-4146