1º Seminário sobre prostituição e Tráfico de Pessoas

O evento ocorrerá no dia 26 de agosto das 09:00 ás 17:00 e conta com o apoio da Subprefeitura Santo Amaro.

Subprefeitura de Santo Amaro apoia 1º Seminário sobre prostituição e Tráfico de Pessoas.

 

Programado para acontecer no próximo dia 26 de agosto, o “1º Seminário: Prostituição e tráfico de Pessoas: desvendado esta realidade” irá abordar diversas temáticas que envolvem esta realidade não somente em São Paulo, na região de Santo Amaro, bem como nos demais Estados do Brasil e no mundo.
O evento, que acontecerá na sede da Associação Comercial de São Paulo – Distrital de Santo Amaro, é uma realização do Projeto Antonia – Unidade do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, conta com o apoio da Subprefeitura de Santo Amaro e demais entidades que acreditam que a o tema deve ser debatido.


“Acreditamos que esse seminário possa contribuir com a sensibilização da realidade das mulheres que praticam a prostituição na região de Santo Amaro, pois, a realidade da prostituição vai além da questão moral, por estar inserida no sistema político econômico e patriarcal da sociedade”, comenta Lucia Alves, Irmã Oblata, Coordenadora do Projeto Antonia e Mestra em Ciências da Religião pela PUC/SP.


A abertura das palestras se dará às 9h e percorre até às 17h, tendo intervalo para o almoço e conta com a seguinte programação:


9 h – Credenciamento.
9h30 – Apresentação cultural.
10h - Abertura.
10h30 - PROSTITUIÇÃO: desvelando uma realidade complexa - Lucia Alves da Cunha - mestra em Ciências da Religião pela PUC/SP, pesquisa Prostituição, Religião e Gênero e é coordenadora do Projeto Antonia.
11h – Um olhar sobre a oralidade e trajetória de algumas mulheres em situação de prostituição. Henrique Manoel - Especialista em Projetos Sociais e Intervenção Interdisciplinar, Assistente Social e Professor (tutor) no curso de Serviço Social da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP).
11h30min- Debate
12h- Almoço
13h- Apresentação Cultural
13h30min – VOZES DO TRÁFICO: vitimização e empoderamento. José Carlos Sebe Bom Meihy - Professor Aposentado do Departamento de História da USP; Professor do Mestrado em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO, Duque de Caxias e do Diversitas USP.
14h20min - POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS: Desafios e Perspectivas. Anália Belisa Ribeiro - Psicóloga, Pós-graduanda do Núcleo Diversitas/USP, Especialista em Direitos Humanos e Proteção a Testemunhas pela UFRJ, Scotland Yard e Polícia Montada do Canadá. Coordenadora da Divisão de Políticas Públicas e da Cátedra UNESCO do Memorial da América Latina.
15h10min - Aspectos jurídicos sobre o tráfico de pessoas para exploração sexual - Maria Gabriela Ahualli Steinberg, Doutoranda em Direito Penal na Universidade de Poitiers, França, 5ª Promotora de Justiça do I Tribunal do Júri de São Paulo.
16h Debate.
16h30min Encerramento.