EIXO HISTÓRICO DE SANTO AMARO ANTES E DEPOIS

Santo Amaro o bairro das tradições ,e evoluções sem perder a essência de bairro tradicional.

Santo Amaro, o único bairro da cidade que já foi município, tem uma sequência-roteiro de espaços e logradouros, que formam seu Centro Histórico; iniciando na Pça. Marcos Manzini em frente à Biblioteca Prestes Maia, segue pela Rua. Ten. Cel. Carlos da Silva Araújo, avança pela Pça. Salim Farah Maluf, chega à Pça. Floriano Peixoto, continua no calçadão Cap. Tiago Luz e culmina no Largo Treze - Igreja Matriz.

Este é o EIXO HISTÓRICO, que foi solo, testemunha e abrigo das “acontencenças” das terras dos Botinas Amarelas e, hoje, é o Patrimônio que exala tradição e cultura. E este conjunto, foi caminho de fé para os romeiros, que iam a Bom Jesus de Pirapora, vereda do sucesso de Inezita Barroso, Tonico e Tinoco que, em carros de bois, seguiam até à Praça da Viola; foi vereda romântica que moças casadoiras e rapazes galantes percorriam até os jardins – hoje Pça. Floriano Peixoto – para praticarem o footing (o flerte sincronizado ao redor do Coreto) e para o garboso público que frequentava o Cine São Francisco.

A revitalização deste tesouro histórico, cultural, patrimonial e urbano, se fazia urgente; era uma demanda de mais de 20 anos. A Subprefeitura Sto. Amaro, entendendo sua importância, realizou esta importante obra, respeitando os aspectos ambientais, sociais e culturais, valorizando a tradição e ao mesmo tempo contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região.


Texto: Andrea Sousa