Rota do Cambuci no Mercado de Santo Amaro: atrações unem cultura e potencial econômico.

SUPERVISÃO DE CULTURA E MERCADO DE SANTO AMARO UNE TRADIÇÃO E POTENCIAL ECONÔMICO NA ROTA DO CAMBUCI NO ULTIMO FIM DE SEMANA.

 A Rota do Cambuci esteve no ultimo final de semana no Mercado Municipal de Santo Amaro . O evento contou com uma série de produtos medicinal, gastronômico, artesanal e socioambiental do fruto. A festa contou com a presença de produtores de diversos municípios, como Natividade da Serra, São Lourenço da Serra, Paraibuna, Rio Grade da Serra, Mogi das Cruzes e São Paulo (Parelheiros), com atrações musicais típicas, como orquestra de viola e apresentações dos músicos de raiz, Paula Dundee e Escurinho do Acordeom.

“Programamos atividades regionais para combinar com o aspecto socioambiental, de resgate da memória regional e do valor afetivo do Cambuci para os paulistanos”, diz Andrea Sousa, da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro. A Rota do Cambuci é coordenada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental em parceria com onze municípios paulistas, por onde passa até o final do ano, com encerramento no Mercado Municipal de São Paulo.

Além da comercialização de produtos à base do fruto, como licores, sorvetes, molhos ou cosméticos, que vêm permitindo a geração de renda com a conservação da mata nativa, a Rota do Cambuci no Mercado de Santo Amaro contará com ações educativas, como o plantio de mudas da espécie na escola municipal vizinha ao espaço.

A valorização deste fruto ameaçado de extinção, que só ocorre nas vertentes da Serra do Mar, vem crescendo em várias frentes, com a articulação dos produtores familiares em torno de um Arranjo Produtivo Sustentável, que permitirá a comercialização de dez toneladas do fruto até o final de 2015. Ou na organização de roteiros turísticos nos municípios, inspirados nas tradições em torno do Cambuci.

 

Texto Andréa Sousa
Foto Moisés Dantas