8º Aniversário Parque do Cordeiro Martin Luther King

Atividades: Apresentação de Bandas, Contação de Histórias, Danças, Food Truks, e Artesanato

 No ultimo domingo dia 20 de setembro o parque do Cordeiro Martin Luther King comemorou seu 8º aniversário. Com o apoio da Supervisão de Cultura e esportes da Subprefeitura de Santo Amaro.

As atrações foram das 9:00hs ás 17:00hs destinadas a toda família e amigos que frequentadores do parque.

Dentre elas, Jogos de Futebol, apresentação de várias bandas ao vivo, contação de histórias para as crianças, Dança do ventre, Thai Chi, Food Truks e Artesanatos.

Localização:
Rua Breves, 968 – Chácara Monte Alegre
Subprefeitura Santo Amaro
Área: 34.965 m²
Funcionamento: setor leste - diariamente das 7h às 18h (7h às 19h no horário de verão)
setor oeste - diariamente das 7h às 17h (7h às 18h no horário de verão)
Fone / Fax: (11) 5524-5738


PARTICULARIDADES

O parque é dividido em dois setores: o setor oeste – com pistas de pedrisco de caminhada/corrida arborizadas, aberto ao público 03/11/2013 e o setor leste, implantado desde 2007. A primeira etapa do parque foi implantada em parceria com a Sabesp, quando ocorreu a despoluição do Córrego Alcatrazes que passa pelo parque, e a segunda etapa do parque foi desenvolvida com a comunidade por meio da participação das associações de bairro.
Sua vegetação no setor leste é composta por área ajardinada e arborização esparsa. Destacam-se amoreira, aroeira-mansa, aroeira-salsa, ipê-amarelo, nespereira, paineira, pau-ferro e suinã.
Já no setor oeste destaca-se a recuperação e o enriquecimento ambiental com plantio de espécies nativas: ipê -amarelo, jequitibá, pau-viola, pau-ferro, jatobá, embauba, dentre outras, além de espécies frutíferas como pitanga, jabuticaba, grumixama, araçá.
Há ocorrência de 42 espécies, sendo 15 de borboletas, peixes como tilápia, lebiste e acará, mamíferos a exemplo de gambá-de-orelha-preta e grupos de saguis. Além disso, há registros de 24 espécies de aves, com destaque para a araponga, espécie ameaçada de extinção e importante dispersora de sementes, que visita a região durante seus deslocamentos. Também podem ser observadas com frequência: quero-quero, asa-branca, maracanãs e periquitos, alma-de-gato, fi-fi-verdadeiro, risadinha, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho e sanhaçus.

Maiores informações sobre o Parque e a programação acesse o link abaixo :
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=5742

 

Texto: Andréa Sousa / Moisés Dantas
Foto: Moisés Dantas