Praça Dona Benta está de “cara” nova

O local recebeu novas espécies de plantas que começarão a florescer na primavera

A praça, localizada no centro histórico de Santo Amaro, próximo à Santa Casa na confluência entre as ruas Dr. Antônio Bento e Mário Lopes Leão, recebeu novas rampas, além de passeios internos e externos, o que tornou o local totalmente acessível. Os canteiros da Dona Benta também estão diferentes: foi implantado novo paisagismo no local por meio de um termo de cooperação entre a Subprefeitura e a farmácia Mais Popular. Com o termo a farmácia fica responsável pela manutenção e limpeza do local.

Agora a Praça Dona Benta ganhou grama esmeralda; uma espécie arbustiva chamada cróton, além de outras que florescem a partir da primavera como: falsa íris, moréia e moréia branca, piléa, langana, agapanto e pingo de ouro.

A jardinagem ficou por conta do grupo AMUJA, Associação das Mulheres Jardineiras, que foram formadas pelo curso de jardinagem do Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro (CCM/SA), localizado na Rua Mário Lopes Leão, 240.

O grupo, formado por seis mulheres, está desenvolvendo o projeto através da parceria estabelecida entre o CCM e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP. Dionice Jesus Soares era manicure e disse  que adora a nova ocupação e que continua trabalhando com belezas. “Troquei a beleza das unhas pela beleza das flores”, afirmou.

O curso de jardinagem oferecido pelo CCM tem duração de três meses, é gratuito e tem aulas práticas e teóricas. Para participar basta fazer o cadastro no Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro. Já existem nove mulheres aguardando o inicio de uma nova turma.
 
Com a reforma a Praça Dona Benta torna-se uma área mais limpa e iluminada oferecendo segurança a quem passa pelo local de dia ou de noite.