Subprefeitura apreende carro abandonado

Apenas nos dois últimos anos 25 automóveis foram recolhidos das ruas pela sub Santo Amaro

Em ação realizada na última quinta-feira, dia 06, a Subprefeitura Santo Amaro apreendeu um veículo abandonado na Rua Joerg Bruder, próxima ao Shopping Morumbi. A ação atendeu às solicitações dos moradores da região sob jurisdição da Subprefeitura e teve como objetivo recolher carros e carcaças abandonados nas vias públicas, que podem acumular sujeira e servir como abrigo de animais.

 A equipe de apreensão da subprefeitura saiu com o objetivo de recolher três veículos. O primeiro a ser removido, que estava estacionado há dias, foi um veículo modelo Escort, pneus murchos e em péssimas condições, o que pode caracterizar abandono. A apreensão foi realizada atendendo ao pedido de moradores. Outro veículo na Rua Domingos Antônio Ciccone também foi denunciado como abandonado, porém os donos apareceram e retiraram o carro da rua.

O abandono de automóveis é uma prática ilegal e a remoção é feita com base na Lei de Limpeza Urbana (n° 13.478, de 30 de dezembro de 2002, artigo 161), que diz que é proibido o depósito de veículos abandonados por mais de cinco dias consecutivos em vias públicas.

O trabalho de recolhimento é feito atendendo a todos os trâmites de acordo com a legislação municipal. As denuncias podem ser feitas através do SAC (Sistema de Atendimento ao Cidadão), pelo 156, Praça de Atendimento ou quando se constata um veículo abandonado. Em seguida a subprefeitura aciona a Polícia Militar para checar se o carro não é roubado. Se não for, a equipe de apreensão da subprefeitura vai até o local e recolhe o veículo.

Para retirar o carro, o proprietário deve pagar uma taxa de R$ 3,20 para cada dia que em que o automóvel ficou no depósito, além de uma multa de R$ 500 pela Lei de Limpeza. Se o carro tiver multas é obrigatório o pagamento das pendências para poder reaver o automóvel.