Subprefeitura coíbe descarte de entulho

A Subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU), continua o trabalho de coibir o descarte de entulho em São Mateus.

Desde o começo de abril, vários caminhões foram fiscalizados e averiguados, tanto documentação e até as condições do veículo.Recentemente, no último dia 22 de setembro, terça-feira, um caminhão foi flagrado pelos fiscais da subprefeitura que faziam uma ronda de rotina na altura km 28 da Avenida Sapopemba, mais precisamente na Rua da Engrenagem, travessa com Artur Pereira.

O caminhão estava despejando entulho em uma área de preservação ambiental e que já havia sofrido a mesma ação no ano passado, o que virou objeto de inquérito na Polícia Civil Ambiental.O caminhão foi apreendido por infringir a lei nº 13.478, que proíbe o descarte de entulho em área inadequada ou vias públicas.

Os proprietários do terreno foram multados nos termos da lei nº 11.380/ 93 que inibe a movimentação de terra em áreas e terrenos de preservação ambiental. Com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) o caminhão foi encaminhado para o 49 DP.Dois dias depois da apreensão do caminhão, a multa no valor de Um mil Reais, equivalente a duas diárias, foi paga e o caminhão liberado.

Já os donos da propriedade não se manifestaram relação  à  multa.
Causar poluição de qualquer natureza é crime e pode trazer malefícios para a natureza, pois muitas vezes o lixo contamina os lençóis freáticos, causando poluição das águas e acarretando um transtorno ainda maior. As operações continuarão durante os próximos meses, sem horários definidos, tanto de dia quanto à noite.