1º de outubro, audiência pública sobre monotrilho

A Assembléia Legislativa de São Paulo, através da Comissão de Transportes e a Companhia do Metropolitano de São Paulo e com apoio da subprefeitura São Mateus, convida a todos os munícipes, lideranças comunitárias e interessados a participarem de uma audiência pública para debater a extensão da Linha 2 – Verde de Vila Prudente à Cidade Tiradentes.

Dia 1º de outubro, quinta – feira, a partir das 14 horas, na Escola Cáritas, Rua Pedro Paulino dos Santos, 157, no jardim Três Marias, São Mateus.

O evento será importante para que as pessoas tenham conhecimento das ações, vantagens do metrô leve em relação ao convencional, assim como intervenções viárias ou ambientais.

A extensão da Linha 2 – Verde de Vila Prudente até Cidade Tiradentes terá 24,6 quilômetros e 17 estações. Para a 1ª fase será executado 2,4 km, de Vila Prudente até Oratório; já a 2ª fase, de Oratório a São Mateus terá 10,2 km e a 3ª fase, a mais longa com 11 km será de São Mateus até Cidade Tiradentes.

Com a conclusão das obras, o munícipe que mora em Cidade Tiradentes economizará 1 hora e 10 minutos para chegar ao centro de São Paulo, pois o percurso que leva duas horas demorará apenas 50 minutos.

O trens que circularão na extensão da Linha 2 – Verde serão de média/alta capacidade, seis carros e cada um deles transportará até mil passageiros. O intervalo entre os trens será de um minuto e meio, o que proporcionará transportar até 40.500 passageiros/hora pico/sentido.

Estudos e pesquisas comprovam que com essa configuração, a demanda da Zona Leste será plenamente atendida.O sistema de monotrilho já está definido e trata-se de um sistema que se insere de forma amigável com o meio urbano, apresenta menor ruído e menor impacto visual e não emite gases poluentes e de efeito estufa pois utilizará motores elétricos;atende perfeitamente as demandas intermediárias entre o metrô e os corredores de ônibus; é um sistema adequado para regiões com demandas menores;o tempo e o custo de implantação são menores que os do metrô convencional, por ser elevado, dispensa a necessidade de escavação e diminui a necessidade de desapropriações.

É um sistema de transporte igual aos outros, terá as mesmas características de desempenho operacionais das demais linhas de metrô e a mesma velocidade.

A expansão do transporte sobre trilhos favorece a redução de poluentes na atmosfera, diminuindo o aquecimento global, consomem menos energia e têm menor custo de manutenção. Ao todo, 40 mil empregos diretos e milhares de indiretos estão sendo gerados.