Praça de Atendimento da Subprefeitura São Mateus a caminho do ISO 9001-2008

A certificação deverá ser obtida até o final de setembro, graças à aplicação normas voltadas para melhorias no ambiente de trabalho e no atendimento às demandas da população

Até o final do mês de setembro Subprefeitura São Mateus deverá concluir a implantação do Sistema de Qualidade ISO 9001-2008 em sua Praça de Atendimento. As mudanças na Gestão de Qualidade fazem parte da visão de filosofia organizacional da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, por meio do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade, e tem como objetivo ser reconhecida como excelência na gestão pública e alcançar a meta da agenda 2012- Programa de Metas da Cidade de São Paulo.

A certificação ISO-9001 determina a aplicação de normas que auxiliam na melhoria dos processos internos, incentivam a capacitação dos colaboradores, aprimoram o monitoramento do ambiente de trabalho, criam ferramentas para a verificação da satisfação dos munícipes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínuo de melhorias do sistema de gestão da qualidade.

Para obter a certificação é necessário passar por oitos passos da norma, sendo eles o foco no cliente, liderança na organização envolvimento das pessoas no Sistema de Gestão de Qualidade, Abordagem de Processo, Abordagem sistêmica para a gestão, Melhoria Contínua, Abordagem Factual para Tomada de Decisões, Auditorias internas e análises críticas pela direção e Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores.

Após este período de trabalho conjunto para a implantação e disseminação da excelência em gestão pública, a empresa contratada de consultoria, por meio de licitação pública. responsável pelo treinamento dos servidores e a pré auditoria, aplica o Método de Análise e Solução de Problemas, a realização da análise crítica do Sistema de Gestão da Qualidade e seus ajustes, além da definição do cronograma de auditorias internas e por fim o processo de certificação cabe a organismos de certificação independentes.

O objetivo principal desse sistema é a satisfação do cliente e consumidor, que no caso da subprefeitura, é o munícipe.