Conselheiros tomam posse em São Mateus

Após a realização da I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, realizada no dia 31 de Maio de 2008, no CEU São Rafael, os conselheiros de São Mateus – constituídos por pessoas da sociedade civil e eleitos através de eleição - tomaram posse no dia 27 de agosto, cumprindo o artigo 23 do Regimento Interno da Conferência, cuja composição deve ser formalizada pela subprefeitura.

Os conselheiros foram recebidos e empossados pelo subprefeito de São Mateus, que é um defensor do meio ambiente “Agradeço a todos por atenderem ao chamamento, esse é um cargo muito nobre com coisas boas e muitos problemas, o conselho é muito importante e vai ajudar a dar seqüência ao bom trabalho que já é feito aqui em São Mateus”.

Tomaram posse os titulares: Genival de Moraes Faria, Andréia Perez, Sueli Rodrigues, Luisa Helena Moreira dos Santos, Douglas Alves Mendes, Ana Maria de Aguiar, Margarida Maria da Silva Troy e Ana Maria Barbieri Eduardo.

Os suplentes Isabel Cristina Gomes da Silva, Rudá Meira Junior, Miguel Arcanjo e Olívio Barchack também foram empossados, assim como os representantes da Prefeitura de São Paulo: da Secretaria do Verde e Meio Ambiente – titular Frederico Jun Okabayashi, suplente Adão Luiz Castanheiro Martins, da Secretaria de Participação e Parceria – titular José Eduardo Martins Franco, da subprefeitura São Mateus – titular Vandineide C. Ribeiro dos Santos, suplente Fernando Elias A. de Mello.

Após a posse, os conselheiros já se reuniram para a primeira reunião, o objetivo foi acertar o que será feito no dia 29 de agosto, quando ocorrerá a posse no gabinete do prefeito. São princípios do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz: transparência, universalidade, legalidade, moralidade, precaução, prevenção, impessoalidade, publicidade, eficiência e cultura de paz como base da participação popular na tomada de decisões.

O fato mais importante na escolha de todos os conselheiros é que todos desenvolvem projetos sociais ligados ao meio ambiente e têm a intenção de continuar e melhorar o trabalho que é feito em São Mateus. Para o subprefeito “o maior dificuldade é com relação aos entulhos, as pessoas não respeitam jogam o lixo em qualquer lugar, não é falta de ação mas algo precisa ser feito para coibir ações como essas”.