São Mateus contra ambulantes irregulares

A Subprefeitura São Mateus, através da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) iniciou no dia 01 de julho, um trabalho contínuo de fiscalização contra ambulantes irregulares. O objetivo principal é regularizar  esse tipo de comércio retirando das ruas os que não possuem Termo de Ocupação de Uso (TPU).

Durante todo mês serão realizadas ações sem hora prevista, elas podem ser no período da manhã, tarde ou até mesmo durante a noite, inclusive aos finais de semana, exceto domingos, pois de acordo com o TPU é proibido o comércio neste dia. Membros da Comissão Permanente dos Ambulantes (CPA) participaram de reuniões com a CPDU e foram responsáveis por informar aos vendedores das operações.

No primeiro dia de trabalho, o agente vistor, acompanhado por agentes de apoio, Polícia Militar(PM), Guarda Civil Metropolitana(GCM), uma caminhonete e uma perua, vistoriaram o entorno do Terminal São Mateus e do Largo de São Mateus. Um ambulante que não possuía o TPU recebeu auto de infração, suas mercadorias foram apreendidas e levadas para o depósito da subprefeitura. Outra apreensão foi a cobertura de uma barraca irregular na Av Ragueb Chohfi, na esquina de um supermercado, os canos de sustentação, as lonas que faziam cobertura e os cabos de eletricidade.

O segundo dia de fiscalização foi na Mateo Bei. O agente vistor, acompanhado pela equipe de agentes de apoio, PM e GCM, vistoriaram a avenida no sentido Largo de São Mateus até a rua Maria Cursi. A maioria dos vendedores ambulantes estava com o TPU em suas barracas e não tiveram nenhum problema com a fiscalização. Os dois primeiros dias blitz transcorreram com muita paz, não houve indício de violência, o que surpreendeu os agentes de apoio que estão acostumados com a agitação da região central.

Os ambulantes são unânimes em dizer que esse trabalho é muito importante, pois favorece aos que estão regularizados e impossibilita que os irregulares façam concorrência. A subprefeitura tem um projeto para acomodar a todos os ambulantes cadastrados. Após licitação, já há uma empresa responsável pela construção que começa neste mês. Vale lembrar que até 31 de julho acontecerão novas fiscalizações.