São Mateus em Movimento

 

No último dia 03 de junho, o Grupo PerifAÇÂO;alunos do curso técnico de biblioteconomia do Senac Consolação apresentaram seu projeto de conclusão de curso. A ação cultural “São Mateus em Movimento” teve o objetivo de mostrar a identidade de São Mateus através da arte, com exposição fotográfica, vídeo documentário, literatura, música e teatro. Mas a principal atividade do grupo foi instalar uma biblioteca na região de São Mateus.

 Os integrantes do grupo PerifAÇÂO, Cristiane Torres de Oliveira, Kauê Gabriel Machado dos Santos, Kátia Cristina da Mata, Lourival Lopes Cancela, Priscila Machado e Tiago Alexandre da Silva montaram o trabalho com a intenção de exaltar a cultura do bairro e as conquistas dos moradores.

O início da apresentação contou um pouco da história de São Mateus, que antes era uma floresta, virou fazenda, loteamento e hoje é um dos grandes bairros de São Paulo e considerado por muitos como uma cidade, devido ao comércio forte, agências bancárias, ao parque industrial, a expansão do setor de serviços, além da significativa importância do meio ambiente, como é o caso do Morro do Cruzeiro e as diversas nascentes da região.

 As fotografias apresentadas expuseram a arte cultural popular (a cultura de rua), a música por sua vez, demonstrou a simplicidade e humildade da população, sendo “Gente Humilde” , de Vinícius de Moraes, a escolhida pelo grupo para dedicar ao povo de São Mateus, que de acordo com o orador Lourival Lopes “ é um povo de vitória e conquista que tem de matar um leão por dia “. O vídeo documentário mostrou depoimentos de moradores que se orgulham em morar em um local que quando surgiu era composto por apenas ruas de terra e não tinha nenhuma estrutura, e hoje é praticamente uma cidade.

 Mas, o principal projeto do grupo foi instalar uma biblioteca completa no CEC Maria Cursi, que atende 161 crianças das famílias do bairro. De acordo com Tiago Alexandre, membro do grupo e morador de São Mateus; “senti a necessidade de uma biblioteca, pois as que existem são distantes da população. Pesquisei tudo isso e levei o projeto ao CEC. A idéia inicial era apenas de um acervo”.

 A biblioteca no CEC Maria Cursi terá sua inauguração oficial no dia 05 de julho e tem 20 metros quadrados, seis estantes, mesa de leitura, de atendimento, dois computadores,Internet e telefone. Graças a grande quantidade de doações, o total de livros está em aproximadamente 3 mil exemplares devidamente processados e catalogados, além disso está aberta ao público em geral.