Operação Saturação em São Mateus: segurança e inclusão social

O programa “Virada Social – Qualidade de vida com Segurança” é um projeto do governo estadual e tem o objetivo de unir o poder público e a sociedade civil em torno da promoção da inclusão social nas comunidades carentes e levar mais segurança e qualidade de vida à regiões com altos índices de criminalidade. Sob coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com o apoio da prefeitura de São Paulo e sociedade civil. A primeira Virada Social ocorreu no Jardim Elisa Maria, em 2007, durou 81 dias e registrou queda acentuada nos índices de criminalidade.


Para dar seqüência ao programa, no último dia 12 de junho foi a vez de São Mateus receber a (OSTE) Operação Saturação por Tropas Especiais. Restabelecer a ordem e a segurança com aplicação de estratégias policiais, prevenir a criminalidade e estreitar os laços da polícia com a comunidade são pontos importantes para o sucesso da operação.


De acordo com o levantamento feito pela inteligência da Polícia Militar, os maiores problemas de São Mateus estão ligados a: roubo a transeunte, furto de veículos, localização de veículos, homicídios e latrocínios. Por prazo indeterminado, 678 homens apoiados por viaturas e 2 helicópteros, além de tendas com dentistas e médicos que farão atendimento e prevenção de doenças bucais, palestras sobre gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção de incêndios, primeiros-socorros, educação ambiental e sobre os malefícios que o consumo de drogas causa estarão nos distritos de São Mateus.


Para acompanhar o lançamento do programa, estiveram presentes o Secretário Estadual de Assistência Social e Desenvolvimento, Rogério Amato, o subprefeito de São Mateus, Clóvis Luiz Chaves, o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, o Comandante Geral da PM do Estado de São Paulo Cel. Diniz  e o Comandante da PM da Capital Cel. Brandão, além da  imprensa e populares.

Durante a abertura, todos os presentes puderam acompanhar  a apresentação da banda da Polícia Militar, observaram de perto a cavalaria e os policiais com os cães de guarda.     Segundo o Secretário  “a segurança pública é um importante fator de inclusão social e não é assistencialismo. Estamos aqui para proteger, respeitar e tranqüilizar as pessoas de bem e levar intranqüilidade aos que estão fora da lei”.


O policiamento ostensivo começou logo cedo e aguçou a curiosidade das pessoas, que durante o tempo em que as tropas estiverem na região poderão desfrutar de paz e tranqüilidade. Ao final das operações, o objetivo principal é deixar uma estrutura forte para que o Estado continue a mostrar presença e que o crime organizado não preencha esse espaço com assistencialismo. No início da tarde houve uma reunião com a comunidade para explicar o que é, qual o propósito da operação, como ela será feita e que não há um tempo determinado para finalizar os trabalhos em São Mateus.


O mais importante dessa atuação é o fato de que ao final da OSTE, terá início a Virada Social; um trabalho social que visa o benefício da população. Um consultório odontológico, com equipamentos de última geração, atenderá as crianças, palestras serão ministradas em escolas, além de apresentações dos animais que compõe a equipe da polícia. Todo o trabalho de melhoria será feito com o apoio da comunidade,que mostrará os principais problemas nas áreas social, educacional, da saúde, meio ambiente, entre outras, sempre com a intenção de melhorar as condições de vida da população de São Mateus.

 

 

Texto: Assessoria Executiva de Comunicação e Imprensa