Subprefeitura São Mateus destrói mais de 10 mil cd´s e dvd´s piratas

A Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) da Subprefeitura São Mateus, com o objetivo de atender a solicitação da Associação Anti-pirataria Cinema e Música (APCM) e coibir o comércio ilegal de Cd´s e Dvd´s piratas, realiza regularmente, com o apoio da Polícia Militar, ações contra a proliferação de ambulantes na região, resguardando os direitos autorais e um mercado livre da concorrência desleal. O material recolhido vai para um galpão e só saem de lá para serem destruídos, ou devolvidos com apresentação de comprovante, ou seja, nota fiscal.

No último dia 30 de abril, no pátio da Unidade de Transportes Internos (UTI) no setor de obras da subprefeitura, cerca de 10 mil cd´s e dvd´s piratas, caixas de som, televisão, aparelhos de DVD tiveram um fim trágico. Um rolo compressor passou por cima de toda mercadoria ilegal apreendida durante esses dois meses. O que sobrou de todo material apreendido será encaminhado à  Central de Reciclagem de São Mateus para ser separado, triturado e reciclado. 

O subprefeito, assessores e agentes de fiscalização da Subprefeitura acompanharam tudo de perto. Diante do volume apreendido, o subprefeito ficou impressionado com o potencial de produção dos piratas.

Ainda existem outros sacos lacrados com material ilegal no depósito, mas como ainda estão no prazo de retirada, não foram levados à destruição. Após o período de 30 dias os mesmos também serão destruídos.

A prática da pirataria é crime e está presente em muitos municípios brasileiros, traz prejuízos aos intelectuais da música, que deixam de receber os direitos autorais, além de atrapalhar os comerciantes que trabalham na legalidade e não permitem que os municípios arrecadem impostos e que empregos sejam gerados na indústria formal. 

Texto: Pedro H. Lopes