São Mateus conscientiza munícipes a favor do Aleitamento Materno

O aleitamento materno é um fator importante na prevenção de doenças e mortes de crianças menores de 1 ano. Durante a década de 70, com a industrialização e o incentivo ao uso de mamadeiras, a prática de alimentar os bebês pelo seio, em alguns casos foi deixada de lado.

Com o objetivo de reduzir a “amamentação artificial”  São Mateus iniciou em 2002, através da Coordenadoria de Saúde, um projeto de apoio e promoção ao aleitamento materno nas UBS´s (Unidades Básicas de Saúde).

A idéia surgiu depois que profissionais identificaram-se se com o tema e sentiram a necessidade de trazer para as UBS´s um trabalho que só existia nos hospitais.
Após participarem de curso de manejo clínico, as 22 Unidades em São Mateus foram estruturadas, a maioria de seus funcionários são capacitados e formam o grupo de apoio e promoção. Crianças recém nascidas passam pelo grupo, que apóia as mães e ajuda a derrubar vários tipos de mitos em relação ao assunto.

O leite materno protege de doenças, previne diarréias, alergias, problemas respiratórios, cólicas e tem nutrientes adequados ao organismo das crianças. Mamar no peito ajuda na formação da musculatura da face, evita má formação dos dentes, fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê, além de atenuar o aparecimento do câncer de mama.

Mas, de acordo com pesquisas, essa prática não é comum entre as mães e para incentivá-la,  foi criado um grande evento no mês de agosto, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, em que são realizadas palestras, oficinas, encontros e gincanas. Nos anos de 2006 e 2007 grandes gincanas foram realizadas com todas as UBS´s da Coordenadoria Leste.

Sucesso de público nesses anos, a previsão para 2008 é de aumentar ainda mais o número de participantes, dar seqüência no Desarmamento do Aleitamento, que seguindo os moldes da Campanha do Desarmamento, coleta chupetas e mamadeiras para que um rolo compressor passe por cima de tudo.

O fator mais importante, não é o número de pessoas que se reúnem nesse evento, mas a Responsabilidade Social que os grupos têm em cada UBS.

Na unidade “ 9 de Julho”, o grupo de apoio às mães se reúne toda quarta-feira e passa informações importantes  sobre a primeira amamentação e as três fases do leite,  explica a importância de amamentar e porquê não devem substituir leite o materno por industrializado, ensinam massagem contra cólicas, fazem encaminhamento para consulta médica, acompanham a evolução dos bebês (no ganho de peso e crescimento) até os 6 meses.

O recolhimento de vidro com tampa plástica (como são os vidros de maionese) e a captação de doadoras de leite para o Hospital Leonor Mendes de Barros também fazem parte do programa.
Esse trabalho “gera saúde para a criança e para mãe, melhora a perspectiva de vida e diminui a mortalidade infantil”, afirma a coordenadora do Núcleo de Aleitamento Materno, a enfermeira Camila Corrêa.

Para  que a mortalidade infantil caia ainda mais, será inaugurado na UBS Boa Esperança, em São Mateus, o primeiro Banco de Leite Humano da cidade de São Paulo fora de hospitais. Para que a inauguração seja possível faltam apenas alguns detalhes de adequações físicas do prédio.
Segundo o subprefeito  “São Mateus está abaixo da taxa de mortalidade infantil da cidade, com esse banco de leite poderemos diminuir ainda mais a morte de crianças antes de um ano de idade”.

Quem quiser ajudar na doação de vidros e até mesmo de leite humano pode entrar em contato pelos telefones 69190200 ou 61130268.