" UMA MULHER DE COMANDO "

O Dia Internacional da Mulher é uma data que já faz parte das comemorações que acontecem durante o ano. Ele representa todo o esforço que as mulheres fizeram para garantir seu espaço, seja no mercado de trabalho, no direito ao voto, ou em muitas atividades que eram exclusivas do universo masculino.

É exatamente no mercado de trabalho que elas estão, a cada dia que passa, atingindo seus objetivos, lutando de igual para igual com os homens. Um bom exemplo é o que acontece na Subprefeitura de São Mateus, que segue inovando em sua administração. Desde o dia 19 de janeiro de 2008, mais especificamente em sua UAV (Unidade de Áreas Verdes) tem uma mulher ocupando a função de Encarregada de Equipe, é a primeira no município de São Paulo.

Maria Aparecida de Alcântara Freitas,Cidinha, 50 anos, casada, 5 filhos, criada no interior de São Paulo (Presidente Prudente), amante da natureza, gosta de sítio, fazenda, da liberdade e da “lida” com as pessoas; é a primeira mulher a comandar uma equipe formada por mais de 15 homens, que fazem o trabalho de corte e limpeza de canteiros.

Recentemente concluiu o Curso Técnico em Agropecuária, “gosto muito de plantas e animais, por isso resolvi fazer o curso”, diz orgulhosa. Segundo o Chefe de Unidade Roberto José Araújo, ter uma mulher acompanhando o dia a dia da equipe é uma experiência muito boa, os homens a respeitam e se dão muito bem com ela. “Ela agiliza o trabalho, que sai perfeito, e rende igual ao trabalho de equipes comandadas por homens”.

Mas em contrapartida, Cidinha alfineta “ quando comecei a trabalhar, em 9 dias cortamos 35 mil metros, a meta para o mês é de 80 mil metros”. Para aumentar ainda mais o seu orgulho, dos seus 5 filhos, um trabalha na equipe de poda e o marido, isso mesmo, trabalha sob sua supervisão.

Silvério Antônio de Freitas, marido e membro da equipe diz que “é muito bom trabalhar com ela, ela é profissional no que faz e não tenho ciúme “. Para o chefe de unidade “o fato de ser mulher ajuda ainda mais, trabalhar em família também. Ela entende o problema de todos, que conseqüentemente trabalham contente. Foi uma inovação que deu certo”.

Para o subprefeito;

”Não basta exaltar apenas os direitos das mulheres, é preciso lembrar de toda dedicação que elas dispõe aos filhos, muitas vezes, além de trabalhar fora, fazem os serviços domésticos, portanto devemos lembrar delas não apenas no Dia Internacional, mas em todos os dias do ano”.
"Parabéns a vocês, nobres e bravas guerreiras"

Texto e foto: Pedro H. A. Lopes - Mtb. 37367