Subprefeitura inaugura AMA no Jardim Santo André

A Subprefeitura de São Mateus inaugurou mais uma AMA (Assistência Médica Ambulatorial). É a quinta unidade entregue na gestão que teve início em 2005. Desta vez, o beneficiados foram os moradores do Jardim Santo André.

O objetivo da AMA é desafogar o número de pessoas que procuram hospitais e prontos-socorros para pequenos atendimentos, aqueles que não têm grandes proporções. Caso haja a necessidade de buscar um atendimento mais sério, os médicos fazem o encaminhamento com um pré-diagnóstico.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito de São Paulo e do subprefeito de São Mateus, além de muitos moradores e da imprensa. As pessoas puderam caminhar dentro das dependências da AMA, conhecer toda sua estrutura física e equipamentos.

São cinco consultórios, salas de observação (adulto e infantil), sala de emergência, sala de RX, farmácia, sala de enfermagem, sala de inalação, sala de expurgo, sala de esterilização, sala para aplicação de medicamentos e cinco sanitários. São três clínicos, dois pediatras, três enfermeiras e cinco auxiliares de enfermagem.

O atendimento é de segunda a sábado das 7 às 19 horas, mesmo nos feriados. Para o atendimento na AMA, não é preciso marcar consulta.


Atualmente a população da região de São Mateus conta com 22 unidade básicas, 9 UBSF - sendo duas mistas, 3 CAPS, 4 AMAS, Centro Odontológico Especializado, Núcleo Integrado de Reabilitação, Centro de Práticas Naturais, Posto de Coleta Especial e Posto de Coleta de Leite Humano.

O acesso ao tratamento odontológico, que antes estava restrito apenas para crianças e gestantes, hoje contempla todas as faixas etárias, o que foi possibilitado pela implantação do Centro Odontológico Especializado, na UBS São Francisco II que conta com quatro equipamentos odontológicos.

 



(Texto: Pedro H. Lopes)