Subprefeitura de São Mateus recebe Prêmio Manequinho Lopes

A Subprefeitura de São Mateus recebeu no dia 21 de fevereiro o prêmio “Manequinho Lopes” de Arborização. Criado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo, o objetivo da premiação, entregue pela primeira vez às subprefeituras, é incentivar o plantio e manutenção de árvores em toda a cidade.


Desde 2005 foram plantadas 373.436 novas árvores na cidade. Devido às divergências no número de plantio, houve a descentralização  do trabalho e em 2006 quatro equipes foram contratadas e distribuídas nas regiões, e com o apoio das 31 subprefeituras os resultados começaram a aparecer.

Em 2006 foram plantadas 173.794 árvores, além disso, 175.084 exemplares arbóreos foram cuidados. Em 2007, 161.787 novas árvores foram plantadas na cidade e 258.118 árvores passaram por manutenção.


Nos anos de 2006 e 2007 a subprefeitura de São Mateus foi responsável pelo plantio de 18398 árvores. Em 2007 o número de árvores plantadas foi 9098, o que garantiu a São Mateus o certificado de primeiro lugar no prêmio Manequino Lopes de Arborização.

Além do prêmio de primeiro lugar, também recebeu o de segundo colocado, relativo a 2006, ano em que plantou 9300 árvores.As mudas são fornecidas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente às subprefeituras. 


A preocupação da subprefeitura de São Mateus com o meio ambiente, suas árvores e jardins é visível. Além de plantar em quantidade, possui uma equipe especializada em Poda de Precisão e é a única que põe em prática esse trabalho.

A equipe responsável por essa atividade já esteve em vários projetos, ensinando como deve ser feita uma poda ideal, dando manutenção às áreas verdes, sendo a primeira subprefeitura a implantar o Programa de Arborização.


Ao receber o certificado o subprefeito agradeceu em nome de toda a comunidade de São Mateus e disse que o prêmio é para todos os trabalhadores que plantam e cuidam das áreas verdes.

Texto: Pedro H. A. Lopes