Ecoponto Cipoaba completa 1 ano em novembro

 O Ecoponto Cipoaba, situado na avenida Rodolfo Pirani com a rua Padre Luis de Siqueira, no distrito de São Rafael, completa 1 ano em novembro. O Ecoponto (Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis) é um local destinado somente para descarte de resíduos de construção, móveis velhos, materiais recicláveis e podas de árvores.

Seu objetivo principal é oferecer aos munícipes um local apropriado para despejo de entulho minimizando seu descarte em via pública e córregos.O problema com entulho em São Mateus é muito sério, com a intenção de minimizar seus efeitos o Ecoponto Cipoaba foi implantado às margens do rio de mesmo nome. Muito utilizado para descarte de entulho o rio Cipoaba foi e continua sendo muito castigo por essa prática crimonosa.

Ao todo são quatro caçambas no Ecoponto, uma caixa aberta para grandes volumes, como telha, colchão, sofá, madeiras.Todos os materiais retirados das caçambas são levados diretamente para dois aterros onde é feita a separação. Os materiais recicláveis como papel, metal e plástico são encaminhados para uma  Central de Triagem; já o que não tem possibilidade de reaproveitamento é levado para o aterro sanitário CDR-Pedreira.

Os restos de construções são descartados nos Aterros de Inertes.A manutenção do local é realizada pela própria Subprefeitura São Mateus. Duas vezes por semana, os materiais são recolhidos do Ecoponto Cipoaba. Há uma estimativa que, são recolhidos 4 mil quilos por semana, total de 16 toneladas por mês. 

Fique esperto e veja o que pode ou não levar para o Ecoponto Cipoaba:- Não recebe lixos orgânicos domiciliar, resíduos de serviços de saúde e lixo industrial;- Entulho até 1 metro cúbico por dia, equivalente ao volume de uma caixa d´água de mil litros ou 25% de uma caçamba metálica,acima disso, deverá se valer de uma empresa de caçambas para destinar corretamente seus resíduos.