São Mateus é finalista no Prêmio São Paulo Cidade - Inovação em Gestão Pública

A Equipe de Áreas Verdes de São Mateus foi uma das finalistas do concurso Prêmio São Paulo Cidade - Inovação em Gestão Pública. A cerimônia ocorreu no Teatro Municipal no dia 13 de novembro, com as presenças do Prefeito da Cidade de São Paulo Gilberto Kassab e outras autoridades municipais, dentre elas, o subprefeito Clovis Chaves de São Mateus. Criado pela Secretaria Municipal de Gestão, o prêmio é um reconhecimento por boas práticas de gestão pública valorizando assim o trabalho dos servidores e impulsionando a modernização da administração pública.

São Mateus foi premiada por haver desenvolvido um grupo de trabalho denominado Grupo Poda de Precisão em Árvores Urbanas. Esta equipe foi especialmente treinada pelo Eng. Agr. da subprefeitura Silas Macedo para realizar poda em árvores cuja manutenção ou remoção exigia cuidados pelo alto risco de morte, por isso, a Prefeitura não executava tal serviço repassando-o aos cuidados do Corpo de Bombeiros da Policia do Estado de São Paulo. A equipe foi formada no final de 2006.

Segundo o eng. Silas, esses operadores foram formados entre os funcionários ao longo de muito treinamento e desenvolvimento de habilidades, aproveitando o talento de cada um, além de requerer preparo físico, psicológico, mental e rigoroso hábito de trabalhar em equipe.

Em São Mateus, isto foi possível após um ano de observação direta e remanejamento de pessoas entre equipes. Selecionamos 6 operadores que, hoje, constituem o Grupo de Poda de Alto Risco.

Os premiados foram o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Limpurb), pela avaliação da qualidade do serviço de coleta de lixo; o Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (Convias), pela gestão integrada de obras em vias públicas; a Consultoria Técnica em Vigilância Sanitária (Covisa), pelo levantamento da infestação por roedores; o Departamento de Saúde do Servidor (DSS), pela criação do Manual de Legislação e Procedimentos da DSS; a Subprefeitura de Campo Limpo, por seu planejamento estratégico; a Coordenadoria de Saúde da Subprefeitura de M’Boi Mirim, pelo planejamento para aumentar a vacinação da poliomielite; a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, pelo programa Ação Família – Viver em Comunidade; e a Superintendência de Habitação Popular Centro (Habi-Centro), pelo programa de reabilitação de cortiços.

Dentre as finalistas estão as Subprefeituras Pirituba-Jaraguá com o Processo Seletivo para Nomeação de Cargos em Comissão dentre Servidores até DAI-11, Subprefeitura do Itaim Paulista, com o Projeto Fluir, e Subprefeitura de São Mateus com o Projeto de Poda de Precisão em Árvores Urbanas.