HORTA NA UBS TIETÊ VALORIZA O MEIO AMBIENTE

A Subprefeitura de São Mateus, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a Supervisão de Saúde deram início no ultimo dia 11 de Outubro na UBS Tietê a mais uma horta comunitária na região.Estiveram  presentes  a  Bióloga  da Subprefeitura Vandineide Cardoso, o Supervisor de Saúde Fabio Bellucci, Adão Luiz Castanheira Martins da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e agricultores da região de São Mateus.

Com aproximadamente 300 metros quadrados, o terreno, que antes era ocupado por matos e ervas daninhas, aos poucos  será tratado com aragem e adubos e dará lugar a uma horta que terá em suas plantações verduras e legumes em geral já que o local e espaçoso e propício para o cultivo dessas qualidades de alimentos.

Adubos e húmus de minhoca que serão produzidos  pelo  próprios  agricultores  serão usados por todo o terreno, estes seriam conseguidos através da mistura de restos de uma  feira existente próximo ao posto. Segundo Adão uma curiosidade é que para se conseguir a adubagem de dois canteiros seriam necessários 40 kg de adubo orgânico.

Na falta de adubo orgânico podem ser usados palha, restos de grama, serragem, capim e folhas de árvores a fim de serem mantidas a umidade e as condições de plantio no terreno.

Conforme Genival Morais de Farias, horteleiro do Jardim Ricardo, nos conta que uma receita de adubo que funciona muito bem em suas plantações da região   é feita de pó de serra, folhas de banana, fezes de aves e  animais .

A política de plantação da horta é que todos se ajudem e os legumes e verduras sejam usados para consumo próprio dos agricultores e das pessoas voluntárias na ajuda e conservação da horta.