São Mateus realiza demolição de ocupação irregular em área pública

A prefeitura regional São Mateus, através da Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) – equipe de desfazimento e Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) realizou na manhã do dia 12 de abril uma ação de demolição de barracos e demarcações em um terreno localizado em área pública na Rua Antônio Pavão, Parque Boa Esperança, distrito do Iguatemi. A prefeitura regional contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Policiamento Comunitário e Ambiental, SVMA/DGD-LESTE

Os funcionários da prefeitura realizaram a demolição dos barracos e demarcações bem como alicerces de concreto. O prefeito regional, Fernando Elias Alves de Mello, acompanhou pessoalmente o trabalho e intermediou junto às pessoas que ocuparam a área toda a ação, explicando o motivo da presença da prefeitura, assim como informando às pessoas sobre a necessidade de procurar apoio, através de cadastro nos programas habitacionais.

Além de estarem ocupando uma área pública, trata-se de um local que possui nascentes, configurando crime ambiental.

A Prefeitura Regional dará continuidade na ação fiscal no local através do setor de fiscalização bem como A GCM também continuara monitorando o local.

De acordo com Fernando “as pessoas tem a necessidade da moradia e acabam sendo iludidas por gente que não está preocupada com isso, falam de um terreno, incentivam a ocupação. É importante que antes de comprar ou utilização de qualquer terreno, busquem informações junto às prefeituras regionais, nós temos condições de esclarecer muitas dúvidas e orientar sobre a regularidade dos imóveis que o munícipe tem interesse de adquirir ”.

São Mateus possui uma grande vulnerabilidade de ocupações irregulares, sejam elas em área pública ou particular. Muitas pessoas que estão nessa situação, realmente tem a necessidade de moradia e na maioria das vezes, quando são surpreendidas com uma ação de desfazimento ou reintegração de posse, mostram-se sem informação sobre o local. Para evitar esse tipo de coisa, deve-se procurar os órgãos competentes, nesse caso a prefeitura regional São Mateus.