Prefeito entrega 30 itens para Casa de Cultura São Rafael

O prefeito de São Paulo visitou na quarta-feira, dia 14,  a Casa de Cultura São Rafael, localizada na Rua Quaresma Delgado, 354, no Parque São Rafael. Durante a visita foram entregues o sistema de sonorização e equipamentos fotográficos para a unidade.

Autoridades municipais, incluindo o prefeito, assistem à apresentação artística na quadra da Casa de Cultura. O artista está de costas, com um microfone em mãos.

A aquisição dos 30 itens, como mesa de som, amplificadores, microfones, tripé e câmera custou R$ 42.665,00. Os recursos vieram de emenda parlamentar de um vereador. Estiveram presentes ao evento o subprefeito e chefe de gabinete de São Mateus, o vereador responsável pela emenda, o secretário de cultura, usuários do equipamento e alguns funcionários da Prefeitura que atuam no segmento da cultura.

O objetivo é aprimorar a oferta de atividades culturais, propiciando condições para oficinas, shows musicais e espetáculos teatrais e circenses que exigem mais recursos técnicos. A Casa de Cultura de São Rafael funciona em um imóvel abandonado, que foi reformado em 2016. O local continuou precisando de melhorias para modernização de sua estrutura, além de equipamentos para receber atividades artísticas. As obras foram iniciadas no final de outubro de 2018 e têm investimento total do orçamento da Secretaria de Cultura, no valor de R$ 580.068,08.

Inaugurada em maio de 2016, a Casa de Cultura é um equipamento municipal de cultura que tem como missão oferecer amplo e variado conjunto de atividades culturais para a população da região de São Mateus, em particular à população que vive no distrito de São Rafael. Sua atuação busca contemplar todos os públicos e, sempre que possível, articular as ações culturais com atividades esportivas, recreativas e de caráter comunitário.

Além dos espetáculos artísticos, a Casa de Cultura também oferece oficinas de formação em diversas linguagens e propostas e espaços para lazer e recreação. Para quem aprecia a leitura, o local também conta com um Ponto de Leitura, com acesso a amplo acervo de livros disponíveis para empréstimo, além de revistas HQ´s e jornais.
O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 21h, na Rua Quaresma Delgado, 354, no distrito de São Rafael. A entrada é gratuita.

Antes de comparecer a esse equipamento, o prefeito visitou a Central de Tratamento de Resíduos Leste – CTL São Mateus. O objetivo foi conhecer a estrutura do aterro sanitário, que recebe cerca de 6,8 mil toneladas de resíduos diariamente de 19 subprefeituras.

As regiões que se utilizam do aterro são Aricanduva/Vila Formosa, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel Paulista, Vila Mariana, Vila Prudente e Sapopemba.

A Central de Tratamento de resíduos domiciliares capta uma média de 18 mil litros de chorume (líquido proveniente da decomposição do lixo) por mês. Esse rejeito é encaminhado para a central de tratamento de esgoto da Sabesp e retorna como água de reuso para limpeza de ruas, feiras livres e calçadões.