Ônibus da Cultura desembarca em São Mateus com empréstimos de livros

Estacionou hoje (19) no Largo de São Mateus o Ônibus da Cultura, próximo à Avenida Mateo Bei e ao terminal da região. O programa tem o objetivo de fomentar a leitura em regiões da periferia da capital, com um acervo de quatro mil livros de diversos gêneros como gibis, revistas, mangas para o publico infanto juvenil, jovens e adultos.

O ônibus funcionará de terça a domingo, das 10h às 16h com empréstimos de livros para a leitura local, mediação de leitura e com uma programação cultural a cada 15 dias que oferece contação de historias, visita monitorada, teatro, dança, musica e wifi gratuito.

Atualmente, a Prefeitura conta com 12 ônibus que levam livros para 72 comunidades da cidade. O projeto do Ônibus da Cultura é uma extensão do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo, iniciado em 1935, pelo então diretor do Departamento de Cultura e escritor Mario de Andrade.

ÔNIBUS BIBLIOTECA

Contudo, no inicio, há 70 anos, não existam ônibus disponíveis para tal projeto, sendo a Ford a primeira a construir um modelo de caminhonete adaptado para ser uma biblioteca e que circulava apenas pela região do centro de São Paulo, como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e Praça da Republica. Entretanto com a Segunda Guerra Mundial em 1942, o projeto teve de ser suspenso devido ao racionamento de combustível, retornando em 1979 em parceria com o Instituto Nacional do Livro, dessa vez em uma perua Kombi adaptada.

Primeiro onibus adaptado da Biblioteca feita pela Ford

Nos anos dois mil, o programa ganhou novas formas, principalmente pela doação de veículos feitos pela SPTRANS (Secretaria Municipal dos Transportes). Em 2008 o Ônibus Biblioteca foi o vencedor do Premio Viva Leitura na Categoria Bibliotecas Publicas Privadas e Comunitárias.

O projeto novamente foi interrompido em 2016, retornando as atividades em dezembro de 2018, sendo seu primeiro itinerário em São Mateus.