Subprefeitura realiza prevenção contra deslizamentos e apoio a famílias

Passada a tempestade, ficou um enorme trabalho, que está sendo feito pela Subprefeitura de São Mateus. As ruas estão sendo limpas, com a prioridade para retirada de lama dos locais baixos, para dar vazão à água. A Defesa Civil identifica as residências que correm risco e fazem a interdição. Dezoito já foram interditadas e as famílias encaminhadas para o auxílio aluguel. Agentes do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social dão orientação psicológica para quem é obrigado a deixar o principal patrimônio, conquistado com muita dificuldade, mas precisa entender que a vida em segurança é muito mais importante.

 

O bairro mais afetado da região de São Mateus é o Parque das Flores, onde a maior parte dos terrenos tem inclinação. São vários órgãos públicos municipais atuando em conjunto com os moradores: Sehab – Secretaria da Habitação, Cohab – Companhia Metropolitana de Habitação, Defesa Civil, além das equipes de limpeza, de obras emergenciais e de engenharia, que avalia os riscos das construções. Hoje (13/03)  estão sendo entregues cestas básicas às famílias que ficaram desabrigadas. Colchões e cobertores serão distribuídos assim que chegarem ao depósito. Um ônibus foi colocado à disposição da família de Antônio Mascarenhas de Souza Jr., para levar os vizinhos para o velório e sepultamento do garoto de nove anos, que teve o quarto em que dormia invadido por uma avalanche de lama.

O subprefeito tem acompanhado pessoalmente esse trabalho. Graças a essa ação preventiva, ocorreu sem qualquer vítima o desabamento de uma residência, anteontem (11/03), na rua Frutos de Maio, no Jardim das Camélias. A residência já havia sido interditada e a família se encontrava em local seguro.

Além da prevenção contra os deslizamentos, nessa época de chuvas constantes há maior desgaste do asfalto e formação de buracos, o mato cresce rapidamente nas praças e canteiros centrais das avenidas, há quedas de árvores, galhos e necessidade de atenção com o lixo e assoreamento das galerias que recolhem a enxurrada. Os munícipes podem ajudar, nunca jogando lixo na rua e informando sobre ocorrências, pelo telefone 156 ou pela internet, no www.prefeitura.sp.gov.br.